VW Fusca celebra 60 anos no Brasil
VW Fusca celebra 60 anos no Brasil

Em 3 de janeiro de 1959 começava a produção nacional do Volkswagen Fusca. O modelo celebra 60 anos do início da sua produção. Ele tem uma série de curiosidades que fazem parte da história do país e da indústria automotiva no Brasil.

Volkswagen Fusca celebra 60 anos no Brasil

O Volkswagen Fusca surgiu na Alemanha em 1935 e foi criado por Ferdinand Porsche. Ele foi um pedido de Adolf Hitler ao engenheiro. O então líder alemão queria que país tivesse carro popular e acessível ao povo.

A fábrica em que o Volkswagen Fusca brasileiro era produzido continua em plena atividade até hoje. É a planta localizada às margens da Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, a fábrica é responsável, entre outros modelos, pela produção do Polo e do Virtus.

Segundo o Detran de São Paulo, existem 827.202 unidades do Volkswagen Fusca registradas em todo o Estado. De acordo com o órgão, ele também é o carro mais colecionado – são 6.927 exemplares com placa preta. Essa placa é designada a veículos em perfeito estado de conservação e originalidade.

Dos exemplares com placa preta, 3.856 unidades estão na cidade de São Paulo. Em seguida vêm Campinas (193 unidades) e São Bernardo do Campo (167 unidades).

A produção ininterrupta do Volkswagen Fusca no Brasil foi de 1959 até 1986. Após esse período, em 1993, a pedido do então Presidente da República Itamar Franco, o carro voltou a ser fabricado.

O final definitivo do Volkswagen Fusca no Brasil ocorreu em 28 de junho de 1996, quando saiu oficialmente de linha. Para celebrar, ganhou uma série limitada batizada de Ouro, com 1.500 unidades.

Volkswagen Fusca e suas novas gerações

O Fusca teve duas releituras modernas. Em 1998, a marca apresentou o New Beetle. Ele usava a mesma plataforma e motores de Golf e Bora. Sua produção durou até 2010.

Apresentado em 2011, já como modelo 2012, surgia o novo Beetle, a segunda geração moderna. Dessa vez, o carro adotaria um motor turbo 2.0 de até 211 cv. O câmbio era automatizado de seis marchas.

O nome seguiria a nomenclatura tradicional de cada país em que fosse vendido – como no original. No Brasil ele foi Fusca e no México,  Vocho. Na França, usava o nome Coccinelle. Sem sucessor, o novo Fusca saiu de linha no final de 2018. Houve série Last Edition nas versões cupê e conversível. Fonte: Estadão

Compre seu Volkswagen através do Consórcio!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio Volkswagen e compre o seu carro 0km ou seminovo sem pagar juros!