No mês de março, a Volkswagen completa 65 anos no Brasil e celebrou a data na presença de convidados e autoridades na fábrica em São Bernardo do Campo. Fundada em 23 de março de 1953 em um galpão na Rua do Manifesto, 1.183, na região do Ipiranga, em São Paulo, a montadora só tem a comemorar e tem planos de investir R$ 7 bilhões e lançar 20 novos veículos nos próximos dois anos.  

Aproveitando a ocasião, a montadora anunciou o lançamento do Novo Tiguan, que terá capacidade para cinco e sete lugares e confirmou o retorno da Kombi para 2022. 

Volkswagen no Brasil

Há 65 anos, nascia no Brasil a maior fabricante de automóveis do mundo. Num pequeno galpão na Rua do Manifesto em São Paulo e com apenas 12 funcionários, a empresa iniciou a produção dos seus primeiros automóveis. O arquiteto alemão Friedrich-Wilhelm Schultz Wenk foi o primeiro presidente da Volkswagen no Brasil e dirigiu a empresa por 16 anos, fabricando aproximadamente 850 mil veículos.

No dia 2 de setembro de 1957, a Kombi se tornou o primeiro carro da Volkswagen fabricado no país e em 1959 foram lançados os primeiros fuscas brasileiros, com um índice de nacionalização de 54%. 

Fábrica da Volkswagen nos anos 50
Fábrica da Volkswagen nos anos 50

Com uma história marcada por inovações, durante todos esses anos, a Volkswagen lançou diversos veículos que até hoje estão no mercado automobilístico. 

Curiosidades Volkswagen

  1. Maior fabricante de veículos da história da indústria automobilística do País.
  2. O Gol está na 8ª colocação de veículos mais produzidos pela VW no mundo. 
  3. Criou o primeiro carro com motor flexível do Brasil, o Gol TotalFlex, em 2003. 
  4. Primeira montadora do país a utilizar freios ABS em 1992.
  5. Teve o 1º veículo a ultrapassar a marca de 3,5 milhões de unidades produzidas no Brasil, superando o Fusca.
  6. O Gol liderou o mercado brasileiro como o carro mais vendido por 27 anos consecutivos. Com isso, é considerado o modelo que permaneceu na liderança pelo maior período de toda a história da indústria automobilística no País. 
  7. Pioneira na utilização de injeção eletrônica de combustível (1988).
  8. Primeira montadora a ter um centro técnico de crash-tests no País.
  9. Única montadora a ter uma ferramentaria própria com mais de 60 anos de atividade.
  10. Pioneira no lançamento de um programa de atendimento aos portadores HIV positivo – o Aids Care, premiado pela ONU.

Faça seu consórcio Volkswagen agora mesmo!

A Volkswagen completa 65 anos, mas quem ganha é você! Acesse o nosso Simulador de Consórcio e veja os melhores planos, SEM JUROS e SEM ENTRADA para adquirir o carro dos seus sonhos. Não perca tempo!