O Freio ABS fez 40 anos este ano. O sistema que foi criado impede o tratamento de rodas durante a frenagem foi apresentado em um evento a primeira vez em 1978. 
As empresas responsáveis pelo Freio ABS, Mercedes-Benz e Bosh. Explicaram na época como funcionava o dispositivo, que inicialmente tinha o nome de anti-lock braking system.

Sem o ABS, manter a dirigibilidade do seu carro em caso de frenagem de emergência, era bem difícil. Principalmente se as superfícies fossem escorregadias. 
Na época, a Mercedes dizia o seguinte: “O sistema antitravamento usa um computador que monitora mudanças na velocidade de rotação de cada roda durante a frenagem. Se a velocidade de rotação diminui muito rapidamente a roda corre o risco de travar. O computador automaticamente reduz a pressão hidráulica de frenagem. Assim, a roda volta a acelerar e a pressão aumenta novamente. Esse processo é repetido inúmeras vezes numa questão de segundos”.

E continuou a falar: Embora pareça complicado, na prática o ABS é simples. Salientamos que, mesmo sobre a mais escorregadia superfície, o sistema permite ao carro não apenas parar com a máxima pressão de frenagem sem travamento de rodas, mas também possibilita ao motorista manter a trajetória do veículo mesmo esterçando o volante”.

Como o Freio ABS foi testado?

Além da explicação de ambas as empresas, ele foi testado já dentro do evento. Os dois Mercedes rodaram lado a lado sob um piso molhado. Um continha ABS e o outro não. Ao se aproximarem de um obstaculo, os dois frearam tentando desviar. O carro que continha ABS obedeceu aos comandos e contornou os obstáculos. Já o outro carro continuou no mesmo caminho, apesar das rodas estarem viradas. Veja na foto acima. E portanto, como o resultado, o carro acertou os obstáculos. 

O primeiro modelo a receber o Freio ABS de série foi o Mercedes Classe S, no mesmo ano. 
Diante disso, dois anos após o lançamento, o dispositivo passou a ser oferecido como opcional pela Mercedes. Desde então todos os carros da Mercedes possuem ABS de série. No Brasil, o sistema ABS passou a ser obrigatório somente a partir de 2014.

Fonte: Jornal do Carro