Venda de carros elétricos e híbridos cresce 65% no Brasil

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), em 5 meses, foram emplacadas 1.562 unidades dos chamados carros “verdes”. Eles produzem menos ou nenhum gás poluente da atmosfera. Antes mesmo da esperada redução de imposto prometida há meses pelo governo federal. 

Venda de carros elétricos e híbridos cresce 65% no Brasil

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), em 5 meses, foram emplacadas 1.562 unidades dos chamados carros “verdes”, que produzem menos ou nenhum gás poluente da atmosfera. 

O volume é pequeno e representa apenas 0,16% do total de veículos comercializados por aqui no período, enquanto na Noruega; país que lidera a troca da frota a combustão; chegou a 39% no ano passado.

A expectativa é de que a alíquota de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) passe dos atuais 25 pontos percentuais para 7. A mesma faixa de tributação dos veículos considerados populares, com motor de até 1 litro.

No entanto, o governo federal ainda não oficializou a mudança, que fará parte do novo regime automotivo Rota 2030. Híbridos e elétricos já são isentos do imposto de importação de 35%, já que não há veículos deste tipo feitos no Brasil. Saiba o que é um automóvel híbrido elétrico. 

Tendência Mundial

Em 2017, foram emplacados 1,1 milhão de carros deste tipo no mundo inteiro. Sendo mais da metade na China (580 mil), onde representaram 2,2% do mercado geral. A China, que fez da eletrificação dos transportes uma prioridade estratégica para lutar contra a poluição, colocou no trânsito em 2017 o dobro de veículos elétricos ou híbridos que os Estados Unidos, o segundo maior mercado mundial.

Compre o carro dos seus sonhos!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60% se comparado a outras formas de compra parcelada. Acesse a nossa Tabela de Preços e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento!