Entenda os detalhes das novas placas para os veículos do Brasil

Saiba tudo sobre as novas placas que serão utilizadas nos países do Mercosul

Entenda os detalhes das novas placas para os veículos do Brasil

Com base num acordo realizado pelo Mercosul, as novas placas para os veículos que circulam pelo Paraguai, Argentina, Venezuela, Uruguai e Brasil, deverão ser padronizadas a partir de 1º de janeiro de 2017. O novo padrão tem como objetivo tratar a identificação dos veículos de maneira uniforme. Veja abaixo o que significa cada uma das características da placa.

Especificações da novas placas

Placa nova1. Emblema do Mercosul: No lado esquerdo, na parte superior da placa, o emblema do Mercosul é representado comprovando a autenticidade do material. O objetivo é dificultar a produção de falsificações e réplicas de placas de veículos.

2. Nome do país: Um dos itens contidos na placa para a identificação do local de origem do veículo, o nome do país fica centralizado na parte superior da placa também na faixa azul.

3. Bandeira: A bandeira do país é mais uma representação para identificar a definição da origem do veículo. Ficará no topo da placa no canto direito. Mas as especificações vão ainda mais longe.

4. Faixa Holográfica: Este é mais uma característica contra as falsificações. A Faixa holográfica que estará estampada em todo o canto esquerdo da placa dentro da divisão na cor branca facilita a identificação do veículo e pode ser observada quando colocada contra a luz.

5. Código QR: O código QR é uma espécie de código de barra em 2D que permite acesso a informações diversas após sua leitura por meio da câmera de um dispositivo móvel. O que facilitará a identificação do veículo e de seu histórico automotivo.

6. Hot Stamp: Dentro do espaçamento das letras poderá ser observada uma escrita com o nome do país em posição diagonal repetidas vezes. A estampa personalizada também tem como objetivo evitar as falsificações.

7. Ondas Sinusoidais: As ondas aplicadas sobre o fundo branco da placa possuem medidas exatas que também confirmam autenticidade do item.

8. Domicílio de registro: Na lateral direita da placa, são identificados por meio da bandeira do estado e município o local de registro do veículo.

As placas possuirão a seguinte coloração: fundo branco com letras brancas e faixa azul superior com letras brancas. As dimensões das novas placas serão as mesmas das utilizadas atualmente, 40 cm de comprimento e 13 cm de largura e conterão 4 letras e 3 números. Já utilizadas no Uruguai e na Argentina, as novas placas devem ter obrigatoriedade no Brasil a partir do ano que vem.

Saiba mais no Jornal do Consórcio

Aqui no Jornal do Consórcio você encontra diversas curiosidades, dicas de segurança, dicas automotivas e também de economia. Para quem está querendo comprar um carro, também temos a nossa Página de Marcas com diversos veículos disponíveis. Acesse já!