Vale a pena comprar um carro seminovo em 2019?
Vale a pena comprar um carro seminovo em 2019?

Quer saber se vale a pena comprar um seminovo em 2019? Ter o próprio carro é fundamental e um dos sonhos de grande parte da população. Esse post irá mostrar os principais pontos que você deve levar em conta antes de tomar a decisão de comprar um carro seminovo.

Vale a pena comprar um carro seminovo em 2019?

Um carro seminovo ou usado atrai pelo preço e pelas condições de pagamento. Porém, existem alguns fatores que você precisa considerar antes de fechar negócio. Veja os principais abaixo:

  • Quilometragem. quanto mais quilômetros rodados um carro tiver, mais chances ele tem de apresentar alguma avaria. É claro, tudo depende do cuidado que os donos anteriores tiveram com o veículo. Uma referência no mercado é a marca de 15 mil quilômetros rodados por ano. Se o veículo ficar fora dessa margem, vale reconsiderar;
  • Eficiência energética. o consumo de combustível é um dos principais fatores a observar. Se um veículo novo consome mais gasolina do que um antigo, por exemplo, isso vai acabar refletindo em seu valor;
  • Depreciação do veículo. ao sair da concessionária, o carro novo perde cerca de 15% do seu valor. Daí em diante, seu preço diminui com o passar do tempo. Essa é a chamada depreciação. Carros usados podem oferecer mais vantagens para o comprador, pois apresentam uma desvalorização menor. Mas, claro, é importante levar em conta as condições do veículo.
  • Consumo de combustível. A eficiência energética de um veículo é medida a partir da quantidade de quilômetros que ele consegue rodar com o mínimo de combustível.
  • Tempo de uso e estado do veículo. Um carro é considerado seminovo quando tem até 3 anos de uso. Porém, há diferenças sutis em relação a um automóvel usado. A quilometragem rodada, por exemplo, deve ficar entre 2 mil e 20 mil quilômetros.
  • Custo benefício. Preço é o fator mais observado quando se fala em comprar um carro seminovo. No entanto, a análise deve ir além e considerar outros custos, como manutenção e seguro.

O ideal é avaliar também o peso da compra no orçamento, uma vez que outras alternativas podem ser mais baratas. É nesse momento que o carro seminovo surge como uma opção bastante atraente. O preço mais baixo costuma ser o principal fator na hora de fechar um negócio. 

Faça seu Consórcio

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o carro que mais combina com o seu orçamento!