A crise econômica que vivemos nos faz procurar outras formas de realizar a conquista de nossos bens. Isso fez com que a venda de consórcios aumentasse, sendo um dos poucos setores que se mantém em constante ascensão. Mas será que vale a pena comprar pelo consórcio? Será que a sua situação é favorável para aderir a um plano de consórcio? Veja mais abaixo!

O que é o consórcio

Para entender se vale a pena comprar pelo consórcio, precisamos entender do que se trata. O consórcio é uma forma de compra parcelada, onde você depende de uma contemplação para poder ter o seu bem. Isso quer dizer que ao aderir a um plano, você ainda não terá o bem pretendido em mãos.

Vamos usar o consórcio de veículos para exemplificar melhor a situação. Você pesquisa qual carro quer comprar, vê qual seu crédito total, parcelas e preenche um formulário de compra. Em seguida um consultor de vendas irá entrar em contato com você, para finalizar a compra. Você irá pagar a primeira parcela do seu carro mas não poderá retirá-lo ainda. 

Para ter o seu carro, você precisará ter a sua cota sorteada ou realizar um lance que seja vencedor entre os demais. Essas são as duas maneiras de se conseguir a contemplação no consórcio. A contemplação lhe dá acesso a uma carta de crédito no valor do carro que você escolheu. A partir disso, você pode ir em uma concessionária, fechar negócio e realizar a retirada do seu carro. 

Vale a pena comprar pelo consórcio?

O consórcio possui muitas vantagens em relação à outras opções de compra, como o financiamento, por exemplo. 

Você não precisa pagar nada de entrada para ter as suas parcelas reduzidas, o que já é um ponto positivo.

Outro benefício é a ausência de juros nas parcelas do consórcio, fazendo com que você pague um preço justo pelo carro. Nos financiamentos, você acaba pagando quase outro carro para o banco só em juros.

Você consegue ter um planejamento financeiro melhor com o consórcio, pois suas parcelas são mais baixas e não vão comprometer o seu orçamento. A economia pode chegar a até 60% em comparação ao financiamento.

Mas o que vai dizer se vale a pena comprar pelo consórcio também é o seu objetivo. Se você precisa muito de um carro e não pode esperar para ser contemplado no consórcio, essa pode não ser a melhor opção para você. No entanto tenha em mente que você pagará muito mais caro por um bem que sofrerá desvalorização.

O outro lado da moeda é a economia, e cá entre nós, é o que todos procuramos afinal. Sendo assim, se você não tem pressa para ter o seu carro e prefere pagar um preço justo, vale a pena comprar pelo consórcio. Se não fosse assim, os números do consórcio não bateriam recordes todos os meses, conforme mostra esta matéria.

Faça o seu consórcio

Você pode aproveitar para fazer um plano de consórcio conosco, que tal? Você irá dispor de todas as vantagens citadas acima e contará com uma equipe especializada para lhe ajudar a encontrar o plano ideal para você!

Clique aqui e veja os planos de consórcio disponíveis.