Tudo que você precisa saber sobre airbags
Tudo que você precisa saber sobre airbags

Quando se fala de itens e acessórios que visam a segurança dos ocupantes de um veículo, os airbags sempre são citados dentre os principais. Veja nessa matéria do Jornal do Consórcio tudo que você precisa saber sobre airbags.

Tudo que você precisa saber sobre airbags

Como funciona

Quando um veículo sofre uma desaceleração brusca, o dispositivo de airbag envia um sinal elétrico para o ignitor do gerador de gás no veículo. Ele é responsável pela combustão de substâncias que ao reagirem enchem a bolsa do airbag. Essa reação química produz nitrogênio capaz de inflar a bolsa de um airbag de 90 litros em 30 milésimos de segundo. Isso significa que seria possível encher um airbag 30 vezes em apenas um segundo.

Diferente do que muitos pensam, o airbag só absorve o impacto do corpo quando começa a se esvaziar. O impacto contra o airbag no momento em que ele está inflando seria tão prejudicial quanto um choque contra o painel do carro. O esvaziamento do airbag acontece por meio de furos posicionados na lateral ou na parte de trás da bolsa.

Tipos de airbags

Os airbags podem estar em diversas partes do veículo. Os frontais foram criados em 1973 e são os mais conhecidos. Até mesmo pela obrigatoriedade imposta na produção de veículos no Brasil desde 2014.

Já os airbags laterais, criado em 1995, são posicionados na altura da cabeça até a cintura de cada ocupante. Eles se expandem apenas no espaço direto ao lado dele. Outro modelo, chamado de cortina também se estende lateralmente. Porém conta com maior alcance. Ele cobre todo o espaço nas janelas do veículo com o objetivo de minimizar o impacto em batidas laterais. Trabalha inclusive protegendo de possíveis estilhaços de vidro.

Além destes, ainda existem o airbag para os joelhos, o central que protege o impacto entre os ocupantes do veículo, o de vidro traseiro que se expande em direção ao encosto dos bancos, o de cinto de segurança e o de capô. Este último tem como objetivo proteger os pedestres em casos de atropelamento minimizando o impacto de colisão contra o capô e o parabrisa.

Saiba mais

Gostou? O Jornal do Consórcio possui diversas outras matérias com curiosidades e dicas para você e para o seu carro. E se você ainda não adquiriu o seu veículo temos a nossa Página de Marcas onde você poderá escolher entre diversos modelos para realizar o seu consórcio com as melhores condições. Não perca tempo!