Assim como o motor, a embreagem do seu carro é um componente fundamental para garantir o funcionamento correto do aparato. Falando num modo mais prático, ela faz com que você se locomova sem complicações.

Tudo o que você precisa saber sobre a embreagem do seu carro

Em automóveis de passeio comum, a embreagem tem concepção um tanto quanto simples. Você pisa na embreagem para que saia da inércia com o veículo, realize frenagens e trocas de marcha, estacione o seu automóvel, entre outros. 

O que é e como funciona a embreagem? 

O motor do seu automóvel funciona constantemente desde o momento da partida até a interrupção do funcionamento do conjunto. Por outro lado, dependendo da situação, as rodas não giram o tempo todo. Sendo assim, para não deixar o motor do carro morrer, o câmbio deve ser desacoplado do propulsor. É neste caso que aparece a embreagem, um componente posicionado entre o motor e a caixa de câmbio. Tem como principal função transmitir a força produzida pela unidade para a caixa de câmbio. A embreagem é composta por componentes como platôdisco e rolamento, além de cabo ou sistema hidráulico, rolamento e o pedal de embreagem.

A começar pelo platô, ele aparece como o componente fundamental para fazer com que a saída da inércia seja realizada de maneira suave. Formado pela carcaça da embreagem, placa de pressão e mola membrana, e está conectado diretamente ao volante do motor. Ao acionar o pedal de embreagem, alivia-se o volante sobre o disco, provocando o desacoplamento do motor ao câmbio. Já ao soltar o pedal, o platô pressiona o disco de embreagem contra o volante do motor. Fechando o mecanismo e garantindo a suavidade na saída da inércia do veículo.

Já o disco de embreagem é fixado sobre o eixo piloto da transmissão e responsável por interligar o motor, o câmbio e o platô. Ele é dotado de “estrias” para garantir o atrito entre os componentes. Por fim, o rolamento pressiona o centro da mola membrana, fazendo com que haja o afastamento das placas de pressão do disco de embreagem e interrompendo o envio da rotação do motor para a caixa de câmbio.

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.