Transportando seu animal de estimação no carro com segurança
Transportando seu animal de estimação no carro com segurança

Atualmente no Brasil não existem especificações diretas para situações em que é necessário transportar um animal de estimação no carro. Mesmo assim, existem algumas recomendações e equipamentos que podem ajudar a manter a segurança destes tão estimados companheiros naquele passeio de carro. Confira!

Equipamentos para transportar seu animal de estimação

Uma das recomendações é a de que animais de pequeno porte devem ser transportado dentro de caixas apropriadas, posicionadas no banco de trás do veículo, presas com o cinto de segurança do próprio carro. Outra opção são cadeiras de transporte, que funcionam de maneira similar as utilizadas para o transporte de crianças pequenas.

Existem equipamentos que podem ser utilizados de forma eficaz para a segurança de animais de médio e grande porte. Cintos de segurança próprios para animais podem ser presos  na coleira e fixados no banco do carro.

A legislação brasileira

Apenas dois artigos da legislação de nosso país fazem menção a situações em que se aplica o transporte de animais de estimação. O artigo 235 do Código de Transito Brasileiro prevê multa de R$ 127,69 e 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por infração grave e retenção do veículo quando caso haja a condução de pessoas, animais ou carga em partes externas do veículo sem devida autorização.

Já o artigo 252 indica que em caso de transporte de pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre os braços e pernas, o motorista estará sujeito a multa de R$ 85,13 e e 4 pontos na CNH por infração média. Com isso, tão importante quanto não cometer essas infrações é manter a segurança do seu animal de estimação no passeio de carro.

Saiba mais no Jornal do Consórcio

Gostou? Aqui no Jornal do Consórcio você encontra inúmeras curiosidades e diversas outras dicas de segurança como a apresentada nesta matéria. Além disso, temos muitas dicas automotivas e de economia para ajudar você a utilizar o seu veículo da forma correta.

E se você que não possui um carro, acesse a nossa Página de Marcas. Lá você encontra diversos modelos com excelentes condições para que você possa adquirir o seu zero km. Acesse já!