Transportando crianças de forma segura

Transportando crianças de forma segura
Transportando crianças de forma segura

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 500 crianças morrem por dia em acidentes de trânsito. Somente no Brasil, cinco crianças se tornam vitimas fatais. Conheça algumas regras que auxiliam na proteção e veja se está transportando crianças de forma segura no seu veículo.

Transportando crianças com algumas precauções

Algumas ações podem reduzir os riscos de lesão caso ocorra algum tipo de acidente. Respeitar e cumprir com as especificações determinadas pela legislação brasileira é essencial para manter a segurança das crianças. Veja alguns exemplos.

Segundo a legislação de trânsito brasileira, crianças com menos de 10 anos de idade devem serem transportadas no banco traseiro. As crianças com menos de 7,5 anos de idade devem utilizar equipamentos adequados, sempre com cinto de segurança.

Segundo a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o uso destes equipamentos, tanto quanto a obrigatoriedade de transporte no banco de trás, limitam o deslocamento do corpo da criança em casos de batida ou freada brusca.

O transporte em motocicletas

As motos também possuem leis especificas para o transporte das crianças. Somente as que tiverem idade superior a 7 anos de idade podem ser levadas na garupa. O uso de capacetes com tamanho adaptado também é previsto pelo Contran.

Um detalhe importante é que mesmo que se encaixe na descrição acima, caso a criança não tenha as condições mínimas de cuidar de sua própria segurança ela não poderá ser transportada.

As restrições incluem, por exemplo, crianças que não alcançam o apoio dos pés, também quando há alguma deficiência, ou algum curativo para grandes lesões, como no caso de braço ou perna engessado.

Em casos de descumprimento

O descumprimento das regras impostas acarreta em penalidades determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro. A multa é de R$ 191,54 além de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação por infração gravíssima. No caso das motos, aqueles que negligenciarem as regras ainda responderão a um processo administrativo de suspensão do direito de dirigir.

Saiba mais

O Jornal do Consórcio disponibiliza diversas dicas de segurança para que você possa conduzir o seu veículo da melhor forma possível e principalmente preservando o seu bem estar e o de seus passageiros. Clique aqui para saber mais a respeito destas dicas.

Além disso, o Jornal do Consórcio disponibiliza a Página de Marcas para aqueles que ainda não possuem seu carro ou desejam trocar de veículo. Se este é o seu caso clique aqui, e escolha já o seu!