Saiba como transferir o consórcio para outra pessoa
Saiba como transferir o consórcio para outra pessoa

Alguns cotistas por diversos motivos acabam querendo transferir o consórcio para outra pessoa. Nesse primeiro momento, muito têm dúvidas e não sabem ao certo quais os procedimentos necessários para realizar.

Abaixo nós vamos mostrar o passo a passo para que você que pretende transferir a sua cota a um terceiro saiba como funciona. 

Como transferir o consórcio para outra pessoa

Existem basicamente duas situações de cota: a contemplada e a não contemplada. Cada uma tem um trâmite diferente, conforme especificado abaixo:

Cota contemplada

O titular que tem a cota contemplada e quer passar a outra pessoa deve em um primeiro momento informar à Administradora sobre o seu desejo. Em seguida, será realizada pela própria Administradora uma avaliação da pessoa que pretende comprar a cota. Dessa forma é possível saber se a pessoa tem condições reais de assumir essa cota.

Caso tudo esteja dentro dos conformes, será necessário o pagamento de uma taxa de transferência. Ela tem em média o valor de 1% do valor do crédito do bem consorciado.

Cota não contemplada

Deve ser solicitado à Administradora o termo de transferência de cota. Após preenchido, deve ter firma reconhecida em cartório junto com as cópias de alguns documentos que podem ser exigidos. 

Também há uma taxa de transferência, que varia de administradora para administradora. Vale lembrar que todas as cláusulas do contrato devem ser respeitadas pelo participante que quer transferir o consórcio para outra pessoa. A transferência é concluída em um prazo que pode variar de 3 a 15 dias úteis.

Tome cuidado com questões legais

Todo o trâmite precisa e deve ser feito com o conhecimento da Administradora de Consórcios em questão. Uma negociação boca a boca ou então um contrato de gaveta não têm nenhum valor legal, dessa forma os direitos e deveres do consorciado não são passados à outra pessoa. 

Se você está transferindo a sua cota e já pensa em iniciar outro plano, consulte o nosso Simulador de Consórcio. Você poderá ver os carros que desejar e compará-los a partir da uma característica da sua escolha: valor de parcela, crédito, tipo de carroceria e muito mais!