Torque, você sabe como funciona?

Aprenda o que é torque e saiba como ele funciona.

Torque, você sabe como funciona?
Torque, você sabe como funciona?

Muitos já ouviram falar sobre o torque ou sabem bem pouco sobre o que ele é qual sua importância e como ele funciona. Hoje vamos falar sobre essa força que é extremamente importante nos veículos. Aprenda mais sobre o torque e saiba como verificar se com o seu carro ele está funcionando com deveria estar.

O que é o torque e como ele funciona?

As forças de torque e potências aparecem logo que você dá a partida e o seu carro começa se mover. Dessas duas forças o torque é aquela que fica responsável por dar capacidade ao motor de produzir força motriz (movimento giratório). Essa forma é quem faz o carro se movimentar, arrancar e conseguir subir ladeiras íngremes sem precisar trocar a marcha.

Cada modelo de carro tem um motor diferenciado e isso exige uma faixa de rotação diferente, como pro exemplo os veículos de grande porte como caminhões de ônibus, para que eles saiam do lugar precisam de uma grande quantidade de torque. E um carro de forma 1 ou veículos mais esportivos precisam de mais potência do que torque.

isso-e-torque

1- A explosão ocorre na câmara de combustão do cilindro. Veja que a biela se posiciona da vertical, alinhada ao centro de rotação do virabrequim. Este é o momento de torque zero.  É só fazer o exercício: Coloque uma chave de pé sobre o parafuso e exerça força para baixo. O parafuso não irá girar porque força sem distancia não gera torque.

2- O pistão é empurrado para baixo, exerce força sobre a biela que provoca um movimento rotacional no virabrequim. Pela foto pode-se perceber uma distancia entre o centro de rotação do virabrequim e seu ponto de ligação com a biela. E exatamente ai que o torque nasce e o veículo começa a se movimentar.

3- O momento de torque máximo acontece quando essa distancia é maior entre o centro de rotação e a biela. Quanto maior for essa distancia maior será o torque. É por isso que quando você posiciona a chave horizontal, fica bem mais fácil girar o parafuso. Comprando com o passo 2 onde você já tinha torque mas teve que fazer força para girar.

Faça agora seu plano de consórcio!

Pesquise bem antes de comprar, depois colha os frutos de um bom investimento!
Conheça mais vantagens de fazer o consórcio e não perca tempo, invista seu dinheiro.
Clique aqui e acesse a central de vendas.
Ou ligue no 0800 735 7500 e fale com um consultor.