Top 6: Dicas para fugir da dívidas
Top 6: Dicas para fugir da dívidas

Muitas vezes, o mês torna-se muito longo devido ao gastos e surpresas surgem. Ou ainda, pode-se perder o emprego, e por esses e outros motivos 41% da população adulta brasileira acabou se endividando de acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Para evitar que você seja o próximo nessa grande lista, separamos algumas dicas para evitar o endividamento.

Top 6: Dicas para fugir da dívidas

1. Diga não. Para evitar o endividamento é sempre importante conhecer os limites dos seus gastos. Por mais tentador que seja comprar algo. É necessário entender quando não é possível e separar desejo de necessidade.

2. Planeje-se. O começo de ano é sempre um período com muitas contas para pagar. Seja material escolar, impostos (IPVA, IPTU, etc), viagem ou a prestação das compras de natal. Sabendo disso, programe-se para fazer uma reserva e quem sabe aproveitar seu 13º para ajudar a pagar essa demanda extra.

3. Cuidado com os empréstimos. No momento de desespero o empréstimo pode parecer uma ótima saída, mas lembre-se que os juros são muito altos e o valor pago no final é sempre muito maior do que o valor contratado inicialmente.

4. Não atrase o pagamento de contas. É sempre bom fugir de tudo que pode trazer multa e juros. Então, não se esqueça das datas de vencimento de suas contas. Uma boa opção é colocá-las em débito automático.

5. Cuidado com o cartão de crédito. NUNCA atrase uma conta de cartão de crédito. Os juros são muito altos e o endividamento é certo. É sempre bom lembrar que o pagamento integral da fatura é primordial para evitar que os custos se transformem em uma bola de neve.

6. Pare e pense. Quando você começar a perceber que o dinheiro talvez não seja suficiente, é a hora de parar e pensar sobre seus hábitos. Esse simples exercício pode te ajudar a entender melhor seu consumo e como podá-lo para que caiba no seu orçamento familiar.

Faça seu Consórcio!

Como dito anteriormente, se deseja comprar um carro, acesse o nosso Simulador de Consórcio. Agora, se deseja comprar um imóvel, construir ou reformar, acesse a nossa Tabela de Preços Rodobens e fique por dentro das melhores ofertas do mercado imobiliário!