Top 6: Dicas para dirigir no período de chuvas
Top 6: Dicas para dirigir no período de chuvas

Durante as férias de verão, é normal as chuvas serem mais contantes. Portanto, o Jornal do Consórcio preparou um Top 6: Dicas para dirigir no período de chuvas. 

Top 6: Dicas para dirigir no período de chuvas

  1. Cuide dos pneus

Um dos primeiros cuidados que se deve ter com o veículo na época de chuvas é em relação aos pneus. Esteja sempre atento a situação da borracha deles. Quanto mais lisos eles estiverem, maiores serão as chances de você sofrer com a aquaplanagem e perder o controle do veículo. Esteja também sempre atento a calibragem dos pneus, incluindo o estepe, afinal, pneus mal calibrados podem ocasionar em acidentes.

  1. Mantenha sempre a velocidade reduzida

Em dias de chuva, o mais indicado é que se mantenha a velocidade sempre reduzida. Em rodovias, evite ultrapassar a velocidade de 80 km/h, e procure sempre frear antes de atravessar poças d’água. Vale lembrar que a distância de segurança entre um veículo e outro também deve ser maior em dias de chuva.

  1. Atente-se aos faróis

O recomendado em dias de chuva é que se mantenha os faróis sempre no médio. Assim, você evita ofuscar a vista dos motoristas que estão no sentido contrário.

  1. Cuide do sistema de frenagem do seu veículo

Assim como os pneus, também é preciso dar uma atenção maior ao sistema de freios nessa época, afinal, você não pode contar com a sorte em casos de emergência. Por isso, verifique sempre as condições dos freios e a necessidade de troca dos fluidos.

  1. Cuidado com o lugar onde estaciona

Normalmente, as chuvas fortes chegam sem aviso e em poucos minutos alagam diversas áreas. Procure conhecer bem as características dos locais onde você para o carro, para evitar surpresas desagradáveis como alagamentos na hora da chuva. Evite também estacionar próximo a árvores ou em locais descobertos, afinal, nunca se sabe quando vai chover granizo ou quando uma árvore poderá cair e acertar em cheio o seu carro.

  1. Cuide do sistema de ventilação do carro

Pode parecer bobagem, mas o sistema de ventilação de ar é de extrema importância em dias de chuva. Ele é o responsável por impedir que os vidros embacem e sua visão seja obstruída, por isso, mantenha-os sempre em boas condições de funcionamento.

Acione o seguro

Lembre-se: Se você der o azar de chegar até seu carro estacionado e encontrá-lo submerso, não tente ligá-lo. Acione o seguro, peça um guincho e solicite os reparos necessários. O mesmo vale em casos de acidentes ocasionados por problemas como aquaplanagem ou mesmo queda de árvores ou chuva de granizo. Além disso, a maior parte dos seguros de carro oferecem cobertura para desastres naturais. Basta entrar em contato com a empresa via telefone e seguir os passos que serão informados.

Faça seu Consórcio

Se você ainda não tem um carro, mas deseja realizar esse sonho, acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores preços.