Top 5: Maiores mitos sobre carros
Top 5: Maiores mitos sobre carros

Existem alguns mitos sobre carros que muitas pessoas acreditam ser úteis, mas que na verdade são apenas crença popular. Apesar das principais lições serem ensinadas ainda na autoescola, é na prática que o motorista desenvolve seus hábitos de direção. Por vezes, acabam se tornando até mesmo prejudiciais para o rendimento do veículo, e também para a segurança no trânsito.

Top 5: Maiores mitos sobre carros

1. Ponto morto em uma descida economiza combustível

Os veículos fabricados a partir dos anos 2000 possuem injeção eletrônica. Por isso, nessas situações o carro detecta que não há necessidade de injeção de combustível, e o fluxo vindo do tanque é interrompido. Ou seja, além de não mudar em nada no consumo, estar com o carro em movimento sem que ele esteja engrenado é um risco desnecessário. Se for preciso, você não contará com o freio motor e terá que forçar pedal de freio, prejudicando a sua eficiência.

2.  Ar condicionado ligado aumenta o gasto de combustível

Se você estivesse viajando na estrada e seu carro entrasse na reserva, o que você faria?  Muitas pessoas agiriam automaticamente desligando o ar condicionado e abrindo todas as janelas do veículo. Na verdade, esse é mais um dos mitos sobre carros. É a pior alternativa para quem quer economizar combustível, porque, com uma velocidade acima de 80 km/h, o vento lateral que entra no veículo faz com que ele diminua o seu rendimento, e aumente o consumo. Ou seja, nessas condições, você irá gastar mais do que se estivesse com o ar ligado.

3. Não se deve misturar combustíveis nos modelos flex

Se você tem o costume de usar gasolina e tem medo de colocar álcool, ou acha que não pode abastecer o seu carro com um combustível diferente do que está no tanque, fique tranquilo. Essas situações são verdadeiros mitos sobre carros, e em ambas não existe nenhum risco para o desempenho do veículo. Os carros flex foram projetados para aceitar os dois tipos de combustíveis, e o motor não fica viciado quando você opta por usar apenas um deles.

4. Gasolina Premium melhora o desempenho do carro

A Gasolina Premium realmente possui aditivos que ajudam na conservação do motor e tem uma octanagem mais alta, ou seja, faz com que ele tenha mais eficiência. Porém, apenas alguns modelos de carro estão preparados para isso, como é o caso dos esportivos de luxo, por exemplo. 

5. Freio de mão segura o carro estacionado na subida

Não deixar o carro morrer é um bom começo, mas e depois? Você aciona o freio de mão e pronto? Acreditar que apenas ele basta para segurar o carro é um dos erros mais comuns entre os motoristas experientes. Para evitar acidentes, é preciso deixar o carro engatado na primeira marcha. Além da direção travada com os pneus na diagonal, em direção à calçada. Se os sistemas de freio falharem, essas outras medidas vão impedir que o carro desça descontrolado rua abaixo.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Se você tem interesse em adquirir um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e encontre o melhor carro pra você.