Tire suas maiores dúvidas sobre consórcio!

Confira as maiores dúvidas sobre o sistema de consórcio!

Tire suas maiores dúvidas sobre consórcio!
Tire suas maiores dúvidas sobre consórcio!

O consórcio é uma modalidade bastante utilizada no país. É formado por um grupos de pessoas, físicas ou jurídicas, que têm o mesmo objetivo: adquirir bens ou serviços por meio de sorteios ou lances. Tire suas maiores dúvidas sobre consórcio com as perguntas abaixo!

Confira as dicas e tire suas maiores dúvidas sobre consórcio:

1 - Qualquer um pode abrir e administrar grupos de consórcio?

Não. Há uma série de exigências que as empresas têm que cumprir para poder operar no mercado. Uma delas é se submeter à fiscalização feita pelo Banco Central, para maior confiança do cliente.

2 - Quais cuidados devo tomar na hora de contratar?

As administradoras são autorizadas a operar pelo Banco Central, então consulte junto à entidade se está apta a atuar. Opte sempre pelas que trabalham diretamente com a Fábrica. Leia cuidadosamente o contrato de adesão antes de assiná-lo.

3 - Pode haver consórcio de bens e veículos usados?

Sim. Existem grupos para aquisição de bens usados, por exemplo, no caso de veículos, máquinas e equipamentos.

4 - O que acontece se eu desistir do consórcio?

O participante do consórcio deve manifestar, por escrito, a intenção de não permanecer no grupo, onde será considerado “consorciado excluído”.

Entretanto, é vedada a exclusão de consorciado contemplado. As condições para o recebimento da restituição dos valores pagos pelos participantes excluídos devem estar previstas no contrato de adesão.

5 -  Como é feito o cálculo do valor das prestações?

A prestação corresponde à soma das importâncias referentes à parcela destinada ao fundo comum do grupo, à taxa de administração e às demais obrigações estabelecidas no contrato.

6 -  Podem me cobrar taxa de adesão?

Somente algumas pequenas administradoras de consórcio cobram a taxa de adesão. Administradoras mais sólidas não cobram taxa de adesão no plano de consórcio. Confira em nossa página de marcas as melhores do país.

Contudo, ao entrar em um grupo de consórcio, a administradora poderá cobrar além da primeira mensalidade ou prestação, antecipação da taxa de administração. Tudo isso deve estar previsto no contrato de adesão.

7 -  O que é contemplação?

É quando o consorciado tem o direito de retirar a sua carta de crédito para a aquisição do bem.

8 - Quais as regras para sorteios e lances?

Os critérios para participar dos sorteios e para oferta de lances devem estar previstos no seu contrato, que deve inclusive indicar se há a possibilidade de oferta de lances ou realização de sorteios pela internet.

Os critérios de desempate também devem estar previamente definidos. Tire suas maiores dúvidas sobre o sorteio e lance.

9 -  Posso antecipar ou quitar o meu consórcio?

O contrato deve definir as condições para a antecipação de parcelas para o consorciado contemplado. Com relação ao consorciado não contemplado, o contrato deve estabelecer se poderá haver antecipação de pagamentos e as condições dessa antecipação.

No entanto, ainda que haja antecipação de todas as parcelas vincendas, isso não garante direito à contemplação imediata, que deve obedecer as regras de contemplação previstas na regulamentação.

10 - Posso entrar em um consórcio que já começou?

Sim, na administradora existem cotas em andamento. Você vai dividir o valor da carta pelos meses que restam, incluindo as pequenas taxas de administração.

11  -  O que eu posso comprar com meu crédito quando eu for contemplado?

Você poderá comprar qualquer bem que esteja no mesmo segmento definido no seu contrato. A administradora não pode obrigá-lo a comprar o bem escolhido por você em uma revenda indicada por ela. A escolha é sua.

12 -  E se eu quiser comprar um bem de valor diferente daquele que está no meu contrato?

Respeitando os segmentos, não há problema. Para adquirir um bem de maior valor, você ficará responsável pelo pagamento da diferença de preço. Se for um bem de menor valor você pode usar em documentação ou em equipamento para o carro.

13 - Há prazo para a aquisição do bem depois da contemplação?

Não há prazo para a aquisição do bem após a contemplação. Mas, uma vez contemplado, o valor correspondente ao crédito será apartado dos recursos do fundo comum do grupo e receberá rendimentos de aplicação financeira até o momento da sua utilização.

Faça já seu consórcio!

Tire suas maiores dúvidas sobre os valores de carros e imóveis através da nossa página de marcas. As melhores condições de compra são garantidas, todos os planos não apresentam juros ou entrada. Aproveite a oportunidade!