Taxa de administração do consórcio é juros?

Entenda melhor o que é a taxa de administração no consórcio, e porque ela não é juros.

Taxa de administração do consórcio
Taxa de administração do consórcio

Uma dúvida que frequentemente aparece na cabeça de quem pensa em fazer um consórcio é se a taxa de administração cobrada nos planos são ou não juros. Por isso, o Jornal do Consórcio vai te ajudar a entender melhor porque a taxa de administração não é juros.

O CONSÓRCIO

Vamos entender primeiro rapidamente, o que é o consórcio. O consórcio é um sistema de compra coletiva onde uma administradora faz a junção de pessoas. São pessoas que têm o mesmo objetivo: adquirir um bem (móvel, imóvel ou serviço). Com isso, mensalmente os integrantes deste grupo pagam parcelas equivalentes ao crédito que escolheram.  Assim concorrem todo mês a retirar o crédito comprado.

Para retirar um bem no consórcio existem duas maneiras: o sorteio e o lance.

Saiba maiores detalhes do consórcio acessando nossa matéria “O que é o consórcio e como funciona“.

TAXA DE ADMINISTRAÇÃO NO CONSÓRCIO

A parcela de um consorciado (pessoa que aderiu à um plano de consórcio), é composta por: taxa de administração, porcentagem do valor do bem, fundo de reserva e seguro de vida.

A taxa administrativa nada mais é do que o pagamento que o consorciado faz para a administradora que está cuidando de seu plano e reunindo os participantes. Ela acaba fazendo a gestão do dinheiro arrecadado e liberando os créditos de acordo com o caixa do grupo.

POR QUE NÃO É JUROS?

Vamos a questão principal: por que a taxa administrativa não é juros? Porque os juros que são aplicados pelos bancos. Eles são uma espécie de garantia que o banco quer ter ao lhe emprestar o dinheiro que eles tem, para que você compre seu bem. Desta forma, no consórcio isso não ocorre. Quem está juntando o dinheiro mensalmente para a compra do seu carro, moto ou imóvel é o próprio consorciado.

FAÇA SEU PLANO SEM JUROS!

Agora que você entendeu melhor sobre a taxa administrativa e porque ela não é juros, faça seu plano de consórcio. Invista na realização do seu sonho a curto e médio prazo! Acesse nossa Página de Marcas e conheça as melhores administradoras do Brasil.