Se Desistir do consórcio: Como ocorre a devolução?
Se Desistir do consórcio: Como ocorre a devolução?

O consórcio tem atualmente mais de 7 milhões de participantes, juntamente com consorciados contemplados ou não contemplados, inseridos em um grupo de consórcio. Mas se desistir do consórcio por qualquer motivo, como ocorre a devolução?

Se você tem essa dúvida, o Jornal do Consórcio resolveu esclarecer e informar sobre como é feita a devolução caso você opte por sair do grupo. Saiba as informações no tópico abaixo.

Se desistir do consórcio, como ocorre a devolução

o que acontece se eu deixar o grupo de consórcio
o que acontece se eu deixar o grupo de consórcio

A pessoa que resolve deixar o grupo de consórcio, a ela é devolvida as quantias que já foram pagas referente ao valor destinado á compra do bem ou contratação do serviço. Ou seja, fundo comum. Você sabe o que é fundo comum? Fundo comum é o valor que todo consorciado paga e forma um fundo destinado à posse de um bem.

Valores pagos: Se contratados, é possível ser aplicado uma cláusula penal por quebra de contrato. Por exemplo: valores pagos referentes à fundo de reserva e taxa de administração ou seguros. Confira as condições em seu contrato de adesão onde você encontra todas informações sobre a rescisão de contrato.

Entrou em vigor a Lei dos consórcios no dia 06 de fevereiro de 2009, e a forma de devolução depende do período quando foi feito o grupo.

Grupos formados a partir de 05 de fevereiro de 2009: a restituição será realizada somente no final no grupo. Para estes, ainda são devolvidas as quantias proporcionais ao fundo de reserva pago.

Grupos formados desde 06 de fevereiro de 2009: o consorciado excluído continuará mantido, participando dos sorteios e terá seus valores devolvidos ao ser contemplado. Para que integrantes do grupo de consórcio não sejam prejudicados, foram estabelecidas essas regras.

Fique ligado

É fundamental avaliar detalhadamente todos os prós e contras ao tomar a decisão de deixar o grupo. Por isso confira o contrato e converse com sua administradora. É possível que ela tenha alternativas apropriadas para melhor lhe direcionar.

Lembre-se: O consórcio é o melhor meio de planejamento para adquirir um bem sem juros, permitindo você concretizar seus sonhos. Visite agora mesmo nossa página de marcas e faça seu consórcio.