É importante cuidar do sistema elétrico do veículo, ou seja, a bateria do seu carro. Apesar dela não precisar de manutenção, o motorista deve ficar atento e seguir algumas orientações para estender a durabilidade da bateria do carro. Isso depende dos seguintes fatores: fabricante da bateria, características do carro e clima do local. 

Saiba tudo sobre a bateria do seu carro

A bateria é um equipamento armazenador de energia. Em sua constituição interna existem placas carregadas positivamente e placas carregadas negativamente. Além disso, há um separador entre as placas, que permite a passagem de corrente elétrica e evita curto-circuito. Para isolar esses componentes, a bateria é protegida por uma carcaça plástica. São esses elementos que permitem que a bateria armazene energia e seja carregada pelo alternador quando o carro entra em funcionamento.

 

A principal função da bateria é armazenar energia para fazer o carro funcionar. Ela fornece energia suficiente para acionar o motor de partida do carro. Quando o veículo está ligado, a bateria é carregada pelo alternador e, assim, pode continuar a fornecer energia para outros componentes elétricos, como os faróis, ar-condicionado, limpador de para-brisa e tudo que seja de funcionamento elétrico. Por fim, uma função secundária, mas de extrema importância, é proteger todo o sistema interno do veículo contra ações mecânicas externas prejudiciais.

Se a bateria acabar, posso dar carga?

Quando a bateria descarrega, é sinal de que ela chegou ao fim de sua vida útil e que é preciso trocá-la. Alguns profissionais têm o costume de recomendar dar uma carga nela, mas esse procedimento surte efeito durante pouco tempo e não é indicado.

Em caráter de emergência, se você for pego de surpresa enquanto estava dirigindo, é possível dar carga na bateria para que você possa chegar em casa ou em uma oficina. É a famosa “chupeta”: procedimento em que a bateria de outro veículo é utilizada para carregar a sua.

Vale ressaltar que essa é uma ação emergencial. Você deve dirigir com cuidado, pois se o motor morrer no caminho da oficina, você pode não conseguir dar a partida novamente. Além disso, a chupeta não é uma ação recomendada porque prejudica a bateria que foi utilizada para dar a carga.

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.