Saiba quais películas de carro são permitidas por lei
Saiba quais películas de carro são permitidas por lei

Você sabe quais películas de carro são permitidas por lei? A legislação de trânsito fala sobre o nível de transparência necessário em cada vidro do carro Se isso for obedecido, ela será uma película para carros permitida por lei.

Saiba quais películas de carro são permitidas por lei

Veja o artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

“Art. 111. É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo:
II – o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados.
III – aposição de inscrições, películas refletivas ou não, painéis decorativos ou pinturas, quando comprometer a segurança do veículo, na forma de regulamentação do CONTRAN.
Parágrafo único. É proibido o uso de inscrição de caráter publicitário ou qualquer outra que possa desviar a atenção dos condutores em toda a extensão do para-brisa e da traseira dos veículos, salvo se não colocar em risco a segurança do trânsito.”

Ou seja, a película só é permitida se não comprometer a segurança.

Quais as principais funções das películas de carros?

Uma das principais funções é a proteção contra os raios ultra violeta (UV). Atualmente, as melhores películas para proteção de raios UV são transparentes, por incrível que pareça. Elas também servem para auxiliar no conforto térmico, diminuindo o aquecimento interior do carro. Uma das funções que mais atrai os brasileiros é a segurança. Fazer com que assaltantes não saibam quantas pessoas ou quem está dentro do veículo. Entretanto, isso pode ser prejudicial, se por exemplo, estiver ocorrendo um sequestro relâmpado. Além disso, elas são importantes na proteção contra acidentes, por impedirem que os vidros se estilhacem. A última função é a estética, ou seja, dar um visual mais arrojado ao carro.

Quais são os tipos de películas de carros mais conhecidos?

Película Fumê Básica. Não apresenta nenhuma função, além de deixar os vidros mais escuros e melhorar aparência estética do carro. Existe atualmente algumas películas importadas, principalmente da China, que são bem mais baratas do que as demais no mercado. Contudo, elas são de péssima qualidade, muitas vezes fazendo o carro ficar mais quente. Por isso, peça a opinião de um profissional especializado.

Película Fumê Avançada. Apresenta proteção contra os raios UV e vai deixar a temperatura do carro mais baixa. Contudo, os valores de mercado dela são em média o dobro da película básica.

Película Anti-UV. Sua principal função é proteger o motorista e os passageiros contra os raios UV. Atualmente, o maior fator de proteção que existe dessa película no mercado é de 1.700 FPS, ou seja, ela protege 28 vezes mais que o melhor protetor solar existente no mercado.

Película Anti-Furto. Essa película é mais grossa que as demais. Tem como principal função fazer com que os vidros não se estilhacem caso alguém tente quebrar o vidro com um objeto qualquer.  Além disso, em tentativas de roubo ou furto, muitas vezes, os bandidos desistem devido à dificuldade extra encontrada para acessar o veículo.

Faça seu Consórcio!

Acesse nosso Simulador de Consórcio e tenha acesso as melhores ofertas do mercado. Compre agora mesmo o carro dos seus sonhos!