Saiba como ter um carro sustentável
Saiba como ter um carro sustentável

Sustentabilidade é a capacidade de sustentação ou conservação de um processo ou sistema. A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. 

Saiba como ter um carro sustentável

Com esse post, vamos te provar que é possível praticar a sustentabilidade no dia a dia, e o que cada motorista deve fazer para reduzir os impactos. Leia a seguir!

  • Siga o cronograma de revisão do carro. Cumprir as datas da revisão do carro é essencial para a sua segurança e de sua família, além de garantir a conservação e o melhor desempenho do carro. Essa é a primeira dica para quem quer ter um carro sustentável. Durante as revisões, são checados ou trocados, diversos componentes que impactam na emissão de poluentes no meio ambiente, como, por exemplo, os filtros de ar, calibragem dos pneus e o óleo do motor.
  • Troque de carro menos vezes.  Apesar de vivermos em uma sociedade que, o tempo todo, oferece estímulo para a aquisição de produtos, a autorreflexão a respeito do que e de como as compras são feitas é um ótimo exercício. E isso vale, também, para quem quer ter um carro sustentável. A dica é avaliar a necessidade real da troca. A proposta é repensar o momento, e fazer a troca quando ela realmente for necessária, e não enxergar os carros como bens recicláveis.
  • Descarte corretamente o óleo do carro.  Antes de escolher a oficina para levar o seu carro, descubra se ela adota uma política de descarte de resíduos ambientalmente responsável. 
  • Cuide bem do catalisador.  A revisão do catalisador, um sistema do carro que, por meio de uma reação química, transforma os gases tóxicos provenientes da queima de combustível é essencial para manter as emissões de poluentes do motor controladas.
  • Tenha cuidados com a lavagem do carro. Reveja a periodicidade das lavagens. Além disso, opte por lavagens a seco ou lugares que adotem sistemas de reutilização de água da chuva, por exemplo.
  • Evite sobrecarregar o carro. O peso que você carrega dentro do carro também é determinante para ter ou não um carro sustentável. Isso porque, quando mais pesado, mais combustível será gasto para atingir o desempenho do motor. Portanto, carregue no porta-malas e nos bancos traseiros apenas o que realmente é preciso. 

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.