Saiba como parcelar o IPVA atrasado
Saiba como parcelar o IPVA atrasado

Caso você tenha atrasado o pagamento da taxa do imposto do IPVA do seu carro, não se preocupe. Saiba que você não precisa pagar todo o valor de uma só vez. Ou seja, existe a possibilidade de parcelar o valor que está em atraso.

Saiba como parcelar o IPVA atrasado

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) consiste em um tributo anual que o proprietário do veículo deve pagar à Secretaria da Fazenda do estado. Diferentemente das multas, que são cobradas por um órgão de trânsito. O pagamento da taxa deve ser feito anualmente e o valor representa uma porcentagem do total da venda do veículo, conforme a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Quase todos os estados oferecem a possibilidade de pagar o IPVA ou no início do ano, em uma única vez, com direito a desconto, ou o valor integral parcelado.

Cada estado possui as suas próprias regras. Por isso, você deve se informar sobre as possibilidades de pagamento do IPVA disponíveis no seu estado.

Por exemplo, a maioria dos estados oferece desconto para quem efetuar o pagamento à vista. Já quando o pagamento é parcelado, o número de parcelas disponibilizadas é três, podendo chegar a seis.

No entanto, quando se trata de casos de pagamento do IPVA atrasado, é provável que você não consiga parcelar. Tendo que, portanto, efetuar o pagamento em uma única vez. Mas, como cada estado tem autonomia para decidir sobre essas questões, é fundamental que você se informe na Secretaria da Fazenda do seu estado sobre as possibilidades de quitação do imposto adotadas.

O IPVA é um imposto obrigatório que deverá ser pago anualmente. Portanto, caso você não faça a quitação da taxa, as consequências serão negativas.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o melhor plano para o seu orçamento! Não perca tempo e realize o sonho do carro próprio!