Saiba como funciona o câmbio automático

O câmbio automático está cada vez mais comum no dia-a-dia dos brasileiros. Além disso, grande parte das pessoas que usam esse tipo de câmbio, posteriormente tem dificuldades ao dirigir o câmbio manual. O câmbio automático é um recurso de comodidade oferecido pelas montadoras e, além de serem mais práticos, auxiliam os deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

Saiba como funciona o câmbio automático

Existem quatro tipos de câmbio que se diferenciam pela forma de atuação na troca das marchas e quanto à aplicação da embreagem. No câmbio automático, o conjunto trabalha com um pacote de discos e pressão hidráulica. As marchas são acionadas de acordo com a rotação do motor e a velocidade do veículo.

No automatizado, existe um sistema que cuida da embreagem e troca as marchas por meio de atuadores e sensores. Ele age selecionando a posição do câmbio mais adequada para a aceleração e a velocidade do carro.

Existe ainda o automatizado de duas embreagens, no qual uma delas trabalha no lugar do conversor de torque, o que permite trocas mais rápidas que o automatizado comum.

E, por fim, temos o sistema de câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável). Na prática, esse sistema não tem marchas predefinidas e, por isso, a sensação para o motorista é de passagens mais suaves, quase imperceptíveis. Isso ocorre porque a transmissão é mantida na faixa de melhor aproveitamento do motor.

Quais os diferenciais do câmbio automático?

Com a evolução dos câmbios automáticos, principalmente após o surgimento do sistema CVT, a sensação de conforto fica muito nítida para o motorista. Porém, alguns condutores ainda resistem à mudança, por sentirem falta de esportividade na pilotagem.

Essa impressão pode ser amenizada com a utilização dos paddle shifts, aletas atrás do volante, ou do tiptronic, situado na alavanca, que permitem efetuar a troca manual, proporcionando uma satisfação maior na condução do carro.

De todo modo, a experiência de dirigir um carro sem se preocupar com as trocas de marcha dá aos motoristas a chance de focar mais a sua atenção no trânsito e nas manobras do veículo. Além disso, traz mais segurança para todos os ocupantes do veículo.
Fonte: Renault

Faça seu consórcio!

Acesse nosso Simulador de Consórcio e compre o carro de câmbio automático que mais combina com o seu orçamento. Temos diversos planos e prazos que te possibilitam uma compra segura e econômica. Não perca tempo!