Saiba como evitar a pane elétrica
Saiba como evitar a pane elétrica

A pane elétrica no veículo é causada pela ausência de manutenção do alternador e de bateria ou pela sobrecarga do sistema, geralmente ocasionada por componentes eletrônicos instalados fora do projeto original, como câmeras de ré, alarmes, vidros e travas automáticas que não são peças da montadora. O sinal mais comum do problema é a dificuldade para dar partida no automóvel, mas o mau funcionamento de rádio, painel e faróis também são alguns dos sintomas.

Saiba como evitar a pane elétrica

A bateria automotiva tem vida útil de dois a três anos, mas pode durar menos caso alguns cuidados não sejam tomados.

  • Não deixe acessórios eletrônicos como rádio, alarme, carregadores de celular, rastreadores e outros componentes elétricos ligados ou em stand by quando o carro não estiver em movimento.
  • Desligue o cabo do terminal positivo, caso o veículo não seja utilizado por 20 dias ou mais, a fim de evitar a redução da vida útil da bateria.
  • Lembre-se de desligar os faróis ou luzes ao sair do veículo
  • Use somente peças eletrônicas originais
  • Aparelho de som de alta potência exige mais da bateria, podendo ser preciso optar por uma bateria que tenha maior capacidade.

Pane elétrica em números

Um levantamento da Mondial Assistance mostra que bateria descarregada é responsável por 20% dos chamados. O número de chamados de assistência técnica em dezembro normalmente aumenta em média 10% em comparação aos demais meses. A principal causa das ocorrências apontada pela empresa está relacionada a problemas com a bateria do carro.

A pane elétrica representa 20,1% do número de sinistros registrados pela empresa, um total de 279.742 casos em um universo de 1.976.424 veículos atendidos. Em segundo e terceiro lugares estão problemas relacionados ao motor não pegar e ao motor “morrer”.

“Em geral, a maioria dos sinistros que atendemos poderia ser evitado com alguns cuidados básicos. O mau uso de alguns equipamentos além da falta de manutenção e realização de um check-up veicular antes de longas viagens, são os fatores que mais levam aos chamados da assistência 24 horas”, afirma Jedey Miranda, diretor de Operações e TI da Mondial Assistance.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Se você tem interesse em adquirir um carro seminovo ou 0km, acesse o nosso Simulador de Consórcio e encontre o melhor carro pra você.