Saiba como cuidar do seu carro
Saiba como cuidar do seu carro

Não sabe como cuidar do seu carro? Sabia que não é preciso muito esforço pra manter seu carro em forma e prolongar a sua vida útil? Muitas pessoas só lembram de cuidar do carro quando percebem algo errado. Entretanto, é de extrema importância que você esteja atento aos sinais para que ele esteja funcionando sempre que você precisar.

Saiba como cuidar do seu carro

Faça um seguro para o carro com cobertura pessoal e danos corporais. Em caso de batida ou atropelamento, os reparos ou despesas médicas são cobertas pelo seguro. 

Documentos que devem ser deixados no carro. Além da cópia da apólice de seguro, devem constar os seguintes documentos: cópia do documento do carro; certificados de inspeção veicular; recibos de consertos e reparos. Portanto, mantenha preferencialmente dentro de uma bolsa pequena. 

Verifique regularmente a pressão dos pneus e mantenha-os sempre calibrados. Pneus murchos causam acidentes, enquanto pneus muito cheios podem estourar quando entram em contato com objetos pontiaguados, causando graves batidas.

Troque o óleo do motor com regularidade. Verifique o manual para instruções. Muitos carros exigem a troca a cada 5000km. Portanto, faça o rodízio dos pneus a cada troca de óleo.

Os filtros de ar devem ser mudados regularmente. Óleo e filtros de ar sujos deixam que a sujeira entre no motor, danificando-o internamente e fazendo com que ele se desgaste mais rapidamente.

Inspecione os freios uma vez por ano. As pastilhas dos freios podem ser bem finas e começar a danificar o disco de freio a qualquer momento, então faça uma checagem toda vez que fizer o rodízio dos pneus.

Aprenda a verificar os fluídos vitais do carro. Basta abrir o compartimento do motor. 1 – Óleo, 2- Resfriamento, 3 – Fluido de transmissão, 4 – Fluido do freio, 5 – Água do limpa-vidros. Se eles estiverem em um nível baixo, devem ser completados. Entretanto, se continuaram baixando, pode ser que haja um vazamento. Veja se há marcas de líquidos na sua vaga de garagem.

Itens de emergência que devem estar dentro do carro

Agora que você já sabe como cuidar do seu carro, veja alguns itens úteis que podem ser deixados dentro do carro, para facilitar o seu dia-a-dia. Em caso de emergência ou de muito trânsito, deixe alguns itens em uma mala dentro do carro. Portanto, pense no que você poderia precisar se o carro quebrasse ou se houvesse uma batida e você precisasse passar 3 horas esperando por socorro. Ou se você tivesse que caminhar até outro local durante uma tempestade ou em um forte calor. Algumas sugestões:

  • Comidas rápidas e não perecíveis e 2 litros de água potável;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Lanterna com pilhas funcionando;
  • Kit limpeza: sacos de lixo, mini pá, vassourinha, álcool em gel e lenços umedecidos;
  • Capa de chuva;
  • Carregador universal de celulares;
  • 15m de corda fina e uma lona de 2m x 2,5m;
  • Caixa de ferramentas: Caso seja necessário parafusar, prender ou retirar algo no interior ou exterior do automóvel;
  • Dinheiro: R$50 em notas pequenas;
  • Se você mora em um local frio, deixe uma mala extra de inverno com roupas de frio.

Compre seu carro agora mesmo!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra parcelada totalmente segura e econômica? Além disso, você pode realizar seus sonhos sem gastar muito. Portanto, acesse nosso Simulador de Consórcio e veja qual plano ideal para o seu orçamento!