Você está pensando em quitar algumas dívidas e gostaria de antecipar o pagamento do consórcio? No post de hoje vamos explicar como você pode amortizar o seu saldo devedor ou até mesmo quitá-lo, aliviando o seu orçamento mensal.

Saiba como antecipar o pagamento do Consórcio

A amortização do saldo devedor pode ocorrer de três formas: direta, inversa e diluída nas parcelas. Na ordem direta, o valor antecipado quitará as prestações mais próximas. Na ordem inversa, ele quitará as prestações vincendas a contar da última. Já diluído nas parcelas, a quantia antecipada irá diminuir o valor de todas as próximas parcelas mensais. Confira no seu contrato quais as possibilidades aceitas por sua administradora. Há ainda a opção de liquidar todo o saldo devedor. Efetivada a quitação, você encerrará sua participação no grupo e terá suas garantias liberadas.

Caso faça parte de um grupo de consórcio de imóvel residencial, você ainda pode lançar mão de um importante recurso: o FGTS. Você pode utilizar o saldo da sua conta vinculada ao FGTS tanto para amortizar quanto para quitar suas prestações, conforme as regras constantes no manual da Caixa Econômica Federal, agente operador do FGTS. Para saber mais, clique aqui.

Uma vantagem da amortização ou quitação do saldo devedor, além de aliviar o orçamento mensal, é que você elimina ou reduz os valores pagos com a correção do crédito. O valor do crédito é atualizado periodicamente. Conforme as regras contratuais, visando garantir o poder de compra de todos os consorciados até o fim do grupo.

É importante ressaltar que a quitação ou a amortização do saldo devedor não dá direito a descontos, ficando a negociação a critério da administradora. Também não da direito à contemplação imediata, como no lance. Fonte: ABAC

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.