Saiba a diferença entre direção hidráulica e elétrica
Saiba a diferença entre direção hidráulica e elétrica

Decidiu comprar um carro, mas está na dúvida entre direção hidráulica e elétrica? E agora, qual escolher? Entre tantas particularidades que precisam de atenção, como cor, modelo, consumo, acessórios, segurança, conforto, desempenho. Ainda há essa importante característica que pode fazer toda a diferença. Existem diferenças que devem ser levadas em consideração no momento da compra.

Saiba a diferença entre direção hidráulica e elétrica

Devido aos avanços da tecnologia e da mecânica dos carros, ficou para trás todo aquele esforço que o volante demandava. Se você usa o carro diariamente vai sentir a diferença principalmente na hora da temida baliza, que se torna mais fácil com esses modelos de direção. A diferença entre a elétrica e a hidráulica vai desde o funcionamento até a manutenção e consumo de combustível. Para tirar suas dúvidas entre direção elétrica ou hidráulica, confira detalhadamente as principais características de cada uma.

Direção Elétrica. Quando a direção é totalmente elétrica não há óleo no sistema, somente um motor elétrico fixado na caixa de direção, deixando o manuseio mais leve. Sendo assim, quando você liga o veículo, o motor envia um sinal para o módulo eletrônico, que aciona o motor elétrico. Após isso, sensores informam a rotação e a velocidade para uma central de controle que ativa esse recurso.

Direção Hidráulica. Esse modelo funciona por meio de uma bomba hidráulica que faz a circulação de óleo na caixa de direção, para que você não tenha que fazer muito esforço. Para isso, um pistão é ligado à engrenagem da direção, que utiliza um fluido pressurizado que faz pressão a fim de que a roda gire com mais facilidade. A caixa é separada por esse pistão em duas câmaras. Quando você movimenta o volante, uma válvula faz a liberação do óleo. Com isso, a bomba realiza a circulação do fluido hidráulico, que aciona o pistão.

Faça o seu consórcio!

As direções elétrica e hidráulica foram criadas para proporcionar mais facilidade na direção do veículo. Cada uma delas tem suas particularidades, e ambas cumprem com seus propósitos. No entanto, ainda assim, é importante avaliar qual é mais adequada para as suas necessidades e condições. Acesse o nosso Simulador de Consórcio e veja o carro que mais combina com você!