Quando se pensa em inspeção veicular, já vem logo a sensação de que você terá dor de cabeça. Muitas pessoas eram reprovadas em enormes filas nas inspeções realizadas pela antiga Controlar. Outras tinham que pagar mais caro no licenciamento, a fim de evitar a vistoria obrigatória anual. Mesmo assim, existe o Rota 2030, que é um pacote de medidas que pode ser anunciado em breve.

O que é o Rota 2030

A Anfavea (Assosiação Nacional dos Fabricante de Veículos Automotores), quer que todos os carros passem por vistoria. E a sua pretensão é de que isso seja feito muito em breve.

Antônio Megale, presidente da entidade, foi quem fez o pronunciamento durante o Workshop de Planejamento Automotivo 2018, realizado pela Automotive Business. O Rota 2030 será feito em conjunto entre o Governo e os fabricantes de carros. Se aprovado, entrará em vigor substituindo a Inovar Auto.

Megale diz que as medidas terão impactos muito positivos a longo prazo. Os níveis de emissão de gases poluentes seriam minimizados e carros novos teriam mais mercado.

Em contrapartida, seria muito mais caro manter um carro. Isso porque aumentaria o custo de propriedade, que vinha em queda desde 2015, afirma a consultoria Jato Dynamics.

Valorização do mercado nacional

O Rota 2030 também visa causar uma maior nacionalização das tecnologias usadas nos modelos nacionais. 

O Inovar Auto incentivou a instalação de novas fábricas no Brasil. Além disso, também popularizou alguns itens que antes só eram encontrados em veículos mais caros. Mesmo assim, não conseguiram aumentar a produção nacional de componentes de ponta.

Com menor capital de giro, fornecedores e sistemistas sofreram muito com a atual crise na economia. Pensando nisso, o Rota 2030 pretende recuperar a força dessas empresas e entidades.

Ainda não está nada aprovado, mas o programa deve ser divulgado ainda este ano. Mesmo assim ainda não entrará em vigor devido ao prazo de 90 dias entre anúncio e prática de uma nova lei.

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