Rodar com pouco combustível estraga o veículo?
Rodar com pouco combustível estraga o veículo?

É uma prática que muitos motoristas têm como parte de seu dia a dia. Quando se percebe que o carro está na reserva, o caminho para o posto de gasolina mais próximo é tomado. Mas rodar com pouco combustível no tanque, pode de fato estragar o meu carro? Isso é verdade ou mentira? Descubra abaixo!

Como funciona o tanque de combustível

Existe uma bomba que fica o tempo inteiro mandando gasolina ou etanol para o motor a partir do momento que você liga o carro. Essa bomba fica posicionada dentro do tanque, e sua função também inclui refrigerar seu pequeno motor elétrico. Esse motor elétrico fica alojado dentro da própria bomba. 

Sendo assim, com o carro ligado, a bomba funciona sem parar. Mesmo se o motor não estiver em operação, qualquer combustível que não seja queimado será devolvido para o tanque.

Esse pequeno motor elétrico, devido ao seu constante trabalho, acaba aquecendo muito. Com isso, a bomba vai precisar de pelo menos 1/4 de combustível dentro do tanque para poder resfriar. Um carro com um tanque de 60 litros, por exemplo, precisa de pelo menos 15 litros para que isso aconteça. 

Algumas pessoas pensam que o combustível que volta do motor ajuda na refrigeração da bomba, mas isso não acontece. A vazão é muito pequena e o combustível já vem aquecido do motor, mesmo que não tenha sido utilizado. 

Então rodar com pouco combustível é prejudicial? 

Infelizmente sim. Você precisará fazer um esforço a mais para poder manter seu carro nesse patamar de pelo menos 1/4 do tanque abastecido. É claro que uma vez ou outra, não tem problema. A coisa começa a ficar problemática quando toda vez que o carro pede para ser abastecido, você coloca “dez reais de gasolina, chefe!”. 

Tome cuidado para que seu carro não viva nas oficinas com problemas que poderiam ser facilmente evitados. Para mais dicas sobre automóveis, clique aqui para ver nossa seção especial sobre este assunto!

Faça o seu consórcio

Está pensando em trocar de carro ou comprar um novo? Faça pelo consórcio! Você economizará muito ao não precisar pagar taxa de entrada, adesão ou juros. Isso mesmo, as parcelas do consórcio não têm juros! 

Clique aqui para ver os planos de consórcios disponíveis.