Quem é o responsável pela fiscalização dos consórcios?
Quem é o responsável pela fiscalização dos consórcios?

Uma pergunta recorrente feita a nós: Quem é o responsável pela fiscalização dos consórcios? Muitas pessoas sequer sabiam que existe uma entidade reguladora do ramo, e acabam caindo em situações ruins. Algumas administradoras não são reconhecidas como tal, e realizam falsas promessas e enganam clientes.

Mas como podemos ficar atentos e não cairmos em um golpe de uma administradora fantasma? Como podemos consultar se uma administradora realmente está como tudo certo perante o mercado?

Quem é o responsável pela fiscalização dos consórcios?

O Banco Central do Brasil é responsável pela fiscalização e regulamentação do sistema de consórcios. Esta é uma atribuição do BACEN desde que foi feita a lei 11.795, de 2008.

Sempre antes de entrar em um plano de consórcio, é importante saber se a administradora é confiável e está apta a atuar. Através desta página disponibilizada pelo BACEN, você consegue ter acesso a uma planilha com as administradoras regulares. Eles recomendam tomar outras precauções como ligar para o órgão de defesa do consumidor regional. Assim você consegue confirmar se há reclamações contra a empresa.

Além disso, também sugerem que você leia com total atenção todos os dados do seu contrato com a administradora. Outra dica é nunca realizar pagamentos em dinheiro vivo, mas através de depósitos. Esses devem ser nominais à administradora, de modo que você possa comprovar o pagamento a esta instituição.

Veja nossa página de marcas e saiba como comprar carros direto da fábrica sem pagar juros.

Conheça também a ABAC

Além do BACEN, outra entidade é muito importante no segmento. O sistema de consórcios é representado pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio) a nível nacional. Foi fundada em 1967, com o objetivo de regulamentar e aperfeiçoar normas e mecanismos do sistema.

Seu negócio é representar e atuar no desenvolvimento junto às Administradoras e ao sistema de consórcios. Sua sede é na cidade de São Paulo, tendo outras seis representações espalhadas pelo país. São conhecidas como: Sudeste I, Sudeste II, Sul I, Sul II, Norte/ Centro e Oeste/ Nordeste.

Faça seu consórcio hoje mesmo

Agora que você sabe quem é o responsável pela fiscalização dos consórcios e sabe como evitar problemas, ficou mais fácil de fazer sua compra e ter economia. Os planos de consórcio presentes em nossa página têm as melhores condições de compra do mercado. São planos sem taxas de juros, entrada, ou de adesão, lhe rendendo assim uma economia de até 60%. Aproveite a oportunidade!