Quantos quilômetros dura um motor? Como aumentar sua vida útil?
Quantos quilômetros dura um motor? Como aumentar sua vida útil?

Não se pode medir a durabilidade do motor somente pela montadora. Muitas pessoas pensam que o motor de uma montadora X é mais durável do que o da montadora Y. Mas mesmo assim, quantos quilômetros dura um motor comum?

Quantos quilômetros dura um motor?

Depende de como ele é utilizado, pois cuidados mínimos podem aumentar o seu tempo de vida útil.  Ou seja, não é possível precisar um número certo de quilometragem antes que seu motor descanse em paz.

Existe a história de um americano que conseguiu rodar 1,6 milhões de quilômetros com seu carro, um Toyota Tundra 2007. Como uma forma de reconhecimento, a Toyota o presenteou com o mesmo carro, mas em uma versão mais atual.

Se a sua meta é conseguir chegar a um número próximo de 1 milhão de quilômetros rodados, ou mesmo fazer com que seu motor dure vários anos, confira as dicas abaixo:

1. Não dirija de forma agressiva

Arrancadas e retomadas agressivas só irão diminuir a vida útil do seu motor. Também evite excesso de peso em cargas e reboques.

2. Realize a troca das correias

A manutenção preventiva das mesmas sai muito mais barato do que uma de reparo. Devem ser substituídas a cada 50 mil quilômetros ou 3 anos.

3.  Mantenha a temperatura correta do motor

Tanto um motor frio quanto um superaquecido são aqueles que não devem trabalhar. Você deve observar sinais como vazamentos de água, mangueiras inchadas ou ressecadas. O indicador de temperatura no painel deve ser sempre observado, atentando-se às movimentações atípicas.

4. Tome cuidado com gasolina/ álcool barato

Eles podem estar adulterados, fazendo com que o barato saia bem caro. Seu motor pode ser danificado devido ao vazamento de combustível para o reservatório de óleo. A gasolina é pior nessa situação, pois diminui a lubrificação do óleo, prejudicando seu motor ainda mais.

5. Repare de imediato os vazamentos de óleo

Isso evita ficar completando o reservatório a todo momento. O óleo novo misturado com o velho pode ser prejudicial ao motor, então nada de esperar até a próxima troca antes de reparar o vazamento!

6. Não use aditivos no óleo

Isso porque o óleo especificado pela montadora é o melhor e já contém os aditivos necessários para o seu motor. Reduza os intervalos de troca, mas jamais utilize outra substância junto com o óleo!

7. Ainda sobre óleo, não esqueça de fazer as trocar estabelecidas pela montadora

Os manuais de carro mostram quais as datas ou quilometragem que o óleo precisa ser trocado. Quanto mais o seu carro roda com o óleo vencido, pior para o motor!

Agora que você já sabe quantos quilômetros dura um motor, que tal descobrir como economizar na compra do seu próximo carro?

Faça já seu consórcio

Os planos de consórcio lhe permitem ter economia por não praticarem taxas de juros, entrada ou adesão. São prazos estendidos com as melhores parcelas para o seu orçamento. Aproveite a oportunidade!

Veja aqui a nossa página de marcas com planos de consórcio separados para você!