Quanto tempo leva para ser contemplado em um consórcio?

Uma das principais dúvidas do consórcio é “quanto tempo leva para ser contemplado em um consórcio?”. O Jornal do Consórcio vai esclarecer essa e outras dúvidas relacionadas ao tema, veja!

Como funciona o consórcio?

O consórcio é a união de pessoas que possuem o mesmo objetivo: obter seus bens ou investir de forma econômica e segura. 

Todos os meses os participantes do grupo pagam o valor das mensalidades correspondentes ao bem que deseja adquirir. Mensalmente também são escolhidos os participantes que serão contemplados, ou seja, que podem ir comprar os seus bens. Há apenas 2 formas de contemplação pelo consórcio: sorteio ou lance.

Como se dá contemplação no consórcio?

Sorteio: Principal forma de entrega, o sorteio das cotas contempladas se dão com a extração do número do prêmio da Loteria Federal, cada administradora possui uma forma para realizar as entregas.

>> Saiba mais sobre como funcionam os sorteios.

Lance: Forma opcional de participação, se você tiver um valor extra guardado pode oferecer como lance.

De acordo com a liquidez do grupo, além da contemplação obrigatória por sorteio também podo ocorrer as contemplações por lance. O valor ofertado de lance que for maior ou estiver entre os maiores do grupo é contemplado. 

>> Saiba mais sobre como funciona o lance.

Quanto tempo leva para ser contemplado em um consórcio?

Não tem como prever quando você será contemplado, entretanto, basta manter manter uma organização financeira e planejamento para poder retirar seu bem de curto e médio prazo. Veja algumas dicas para agilizar a sua contemplação:

1) Mantenha suas parcelas pagas em dia

Se planeje para pagar as suas parcelas antes do vencimento para poder ficar ativo no seu grupo. 

As pessoas inadimplentes não participam dos sorteios, o que diminui muito a concorrência. Para melhorar ainda mais, as pessoas já contempladas e excluídas do sorteio também não participam. Ou seja, apenas mantendo as suas parcelas em dia suas chances de retirar o bem mais rapidamente são crescentes.

2) Lances Sazonais

Outra maneira de acelerar a contemplação no consórcio é realizar lances sazonais, ou seja em datas especificas onde a maioria das pessoas não vão ter dinheiro para ofertas. Ex: volta às aulas ou natal, em que os gastos costumam ser maiores e a maioria dos participantes não vão ofertas lances, e com isso a concorrência será menor.

Ainda não fez sua inscrição? Faça já seu plano!

Se você ainda não é consorciado não perca mais tempo! Compare entre as melhores administradoras de consórcios do país e encontre o plano ideal ao seu orçamento. Mande sua dúvida em nosso fale conosco ou faça sua inscrição online.