Desde o meio do ano passado passou a valer a lei que obriga os motoristas a usar farol baixo também de dia nas estradas. Quem descumprir e for pego, pode receber multa de R$ 130,16. É considerada uma infração média, o que rende 4 pontos na carteira de motorista. Mas fora essa situação, você sabe quando usar lanterna, farol baixo e farol alto do seu carro? 

Se você pensa em viajar nesse final de semana, confira as dicas abaixo para que tenha segurança e não receba uma multa surpresa!

Entenda quando usar lanterna, farol baixo e farol alto

A lanterna

Ela é geralmente a primeira fase da lâmpada do seu carro. É uma luz menos intensa, e que pode ser usada em duas situações:

  • Quando você está parado para realizar embarque ou desembarque, carga ou descarga em período noturno.
  • Se de dia estiver chuvoso, com neblina ou cerração. Também pode-se usar o farol baixo nesse caso.

Farol baixo

É a luz que está sendo exigida para andar nas estradas durante o dia. Antes dessa lei, no entanto, usar o farol baixo durante a noite sempre foi obrigatório. Também pode ser usada dentro de túneis que tenham pouca iluminação. 

Lembre-se sempre de acionar o farol baixo quando ligar o seu carro à noite. Além de evitar multar, você também pode tornar a sua direção e de outros motoristas mais segura.

Farol alto

Pode ser usado também, mas com muito cuidado porque sua luz é muito mais intensa que a do farol baixo. Use-o somente quando não há nenhum tipo de iluminação na via em que está circulando.

Quando for cruzar com algum carro vindo na direção oposta, lembre-se de desativar o farol alto. A luz pode ofuscar por alguns instantes a visão do outro motorista e assim causar acidentes. 

Se quiser ter mais dicas de automóveis, não deixe de acompanhar as notícias do Jornal do Consórcio! Se tiver mais dúvidas, deixe nos comentários.

Faça o seu consórcio

Está pensando em trocar de carro ou comprar o seu primeiro? Através do consórcio você não precisa pagar nada de entrada e não tem juros nas parcelas. Não perca tempo e aproveite esta oportunidade!

Clique aqui para ver os planos de consórcio disponíveis.