Quando trocar o óleo do carro?

Entenda o melhor momento para realizar a troca.

Quando trocar o óleo do carro?
Quando trocar o óleo do carro?

Devemos sempre nos atentar para não deixar passar vários detalhes que podem influenciar na vida útil do motor do nosso carro. Um deles é o óleo, essencial para lubrificar e evitar o atrito e fusão das peças do motor. Ele funciona como uma espécie de proteção devido à sua viscosidade. Mas você sabe quando trocar o óleo do carro? 

Quando trocar o óleo do carro?

Depende de carro para carro, não é algo certo. No entanto existem algumas práticas recomendadas e deve-se levar em consideração outras coisas antes de realizar a troca:

– O manual do seu carro é um livro sagrado, leia-o e verifique os prazos de troca do óleo. Ele contém as principais informações e vai lhe ajudar inclusive a verificar a saúde do seu motor. 

– Se seu carro roda até mil quilômetros por mês, a troca deve ser feita a cada 10 mil quilômetros ou um ano. Isso sempre dependendo que acontecer primeiro, é claro.

– Você é daqueles que usa o carro todos os dias e enfrenta várias situações como: trânsito intenso, lugares com muita poeira, estradas esburacadas e outras situações adversas? Qualquer situação que exponha o seu carro dessa forma pode fazer com que a qualidade do óleo caia drasticamente. Nesse caso, o prazo diminui quase pela metade: realize a troca entre 5 e 7 quilômetros. 

Verifique sempre o nível de óleo. Deve ser feito depois de 5 minutos do carro desligado com a vareta própria para medição. O nível ideal é entre as marcações de mínimo e máximo, pois o excesso também é prejudicial. Escoe ou complete com óleo novo sempre que necessário.

Aproveite as nossas dicas automotivas

Se você quer saber mais sobre como manter o seu carro em perfeito estado, veja nossa seção de dicas. Está pensando em trocar de carro? O consórcio pode lhe ajudar e muito! Entenda como ele funciona e como investir em um!

Compartilhar
Artigo anteriorQuando se deve optar pelo consórcio?
Próximo ArtigoAtraso na parcela do consórcio. O que fazer?
"Redator do Jornal do Consórcio. Poliglota autodidata, nascido em janeiro de 1993, estudante de Publicidade e Propaganda. Apaixonado por comunicação, espera deixar sua marca no mundo e um bom legado à sua família."