Qual o carro mais econômico do Brasil?
Qual o carro mais econômico do Brasil?

Sempre é bom economizar nas suas compras e muitas práticas podem ajudar a fazer isso. Mas se você ainda não tem um veículo, veja nessa matéria quais são os mais econômicos no mercado automotivo nacional. Confira qual o carro mais econômico do Brasil.

Inmetro avalia mais de 700 veículos

Na última quinta-feira (28) o Inmetro divulgou uma lista com o ranking de consumo de veículos desse ano no Programa de Etiquetagem Veicular. Foram avaliados cerca de 795 veículos em diversas versões. Até o fim do semestre estima-se que este número chegará a mais de 900 veículos. Clique aqui para ver a tabela divulgada nessa semana.

São avaliados quesitos como eficiência de consumo de combustíveis, emissão de gases poluentes e de efeito estufa e consumo energético. Também são vistos desgaste de pneus, itens de série diretamente relacionados a motorização, dentre outros.

Qual o carro mais econômico do Brasil?

O carro mais econômico do país eleito neste ano foi o Toyota Prius. Sua grande vantagem é por ser um veículo que utiliza de motorização híbrida. Quanto aos que realizam somente a combustão, o que foi classificado como carro mais econômico na tabela do Inmetro foi o Peugeot 208.

A avaliação vem sendo realizada desde 2008  e atualmente já abrange 90% dos veículos comercializados no Brasil. Por regulamentação exigida pelo Inovar-Auto, Sistema de Acompanhamento do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores, a partir de 2017 todos os veículos comercializados deverão constar nesta avaliação.

Carros que receberam o Selo Conpet

Dentre os veículos que receberam o Selo de Eficiência Energética Veicular estão os cinco primeiros da tabela do Inmetro em ordem de classificação. Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid, Lexus CT200h e Volkswagen Up! TSI.

Os compactos Fiat Uno Vivace, Chevrolet Onix, Honda Fit, Ford Ka, Toyota Etios e o recém lançado, Fiat Mobi, também receberam o selo. Entre os SUVs somente 3 conseguiram o selo. Fiat Uno Way, Hyundai HB20X e Suzuki S-Cross.

Outros modelos que foram considerados mais econômicos e receberam o selo foram a Volkswagen Saveiro, Fiat Fiorino e Toyota Corolla.

Economize, faça um consórcio!

Agora que você conhece qual o carro mais econômico do Brasil, uma dica valiosa para economizar na compra do seu carro é realizar um consórcio. O consórcio traz vantagens como a isenção de taxas de adesão, entrada e juros. Além disso, você faz um investimento seguro em sua aquisição.

Aqui no Jornal do Consórcio você encontra uma grande variedade de veículos das montadoras de maior destaque em território nacional. Além disso, temos curiosidades, dicas de economia, dicas de segurança e dicas automotivas. Assim, auxiliamos você a fazer a escolha certa do seu carro. Acesse agora mesmo nossa Página de Marcas. Confira os principais modelos e escolha o seu!