qual é mais econômico vidros abertos ou ar condicionado
qual é mais econômico vidros abertos ou ar condicionado

Em buscas contantes de economizar no consumo do carro, muitas pessoas evitam ligar o ar condicionado e abrem as janelas. Fazem isso porque escutam que o carro com o ar condicionado ligado consome muito mais gasolina. Isso é verdade ou mentira? Confira a seguir e saiba qual é mais econômico vidros abertos ou ar condicionado?

A eterna batalha entre qual é mais econômico vidros abertos ou ar condicionado?

Imagine que você está viajando a uma velocidade constante de 70 km/h. Se você abrir as janelas, o vento vai entrar e refrescar o interior do carro, certo? Mas você sabia que isso faz com que o consumo também aumente?

Isso porque os carros acabam recebendo além do atrito do vento de fora, o atrito do vidro de dentro. Por exemplo, com dois carros a 100 km/h, um carro mais aerodinâmico consome mais gasolina do que um carro menos aerodinâmico. Isso porque quanto maior a aerodinâmica, menor o coeficiente de atrito, e quanto menor o coeficiente de atrito, maior o consumo com os vidros abertos.

Uma dica para realizar o teste, é colocar o modo de consumo instantâneo no computador de bordo do carro. Teste tanto com os vidros abertos como com vidros fechados e ar condicionado ligado. Assim você vai saber mais ou menos quanto seu carro consome em relação à sua aerodinâmica.

Compre seu carro 0km sem pagar juros ou entrada, conheça os planos de consórcio!

Já com o ar condicionado ligado, o carro consome cerca de 10% a 20% a mais de combustível. Esse valor varia de acordo com o tempo que você fica no trânsito, bem como a temperatura do ambiente.

Mas afinal, qual o mais econômico?

A resposta para a pergunta “Qual é mais econômico: vidros abertos ou ar condicionado?” é: depende. Acima dos 70 km/h, na maioria das vezes é melhor circular com os vidros fechados e ar ligado, até pelo seu conforto. Em outras situação, o vidro aberto pode surtir efeito positivo no consumo de combustível.

Compre seu carro hoje mesmo através do consórcio

Está pensando em trocar ou comprar seu primeiro carro? Através do consórcio nós podemos lhe ajudar a realizar o seu desejo! Veja nossa página de marcas, onde você encontrará as melhores condições de compra. São planos com prazos grandes para pagar e com parcelas bem pequenas, além de contar com os carros direto da montadora. Aproveite a oportunidade!

Fonte: Blog Oficina do G1