Qual é a melhor forma de compra? Consórcio ou leasing?

Veja as diferenças entre o consórcio e o leasing, e saiba porque o consórcio leva vantagem!

Qual é a melhor forma de compra? Consórcio ou leasing?
Qual é a melhor forma de compra? Consórcio ou leasing?

É comum ver muitas pessoas recorrendo ao financiamento comum, sem saber quais são outras formas de compra disponíveis no mercado. Hoje, vamos falar sobre as diferenças do Consórcio e do Leasing, que muitos pensam ser um financiamento como o CDC (Crédito Direto ao Consumidor). Depois dessa análise, saiba qual é a melhor forma de compra.

Qual é a melhor forma de compra?

Leasing

O leasing é uma forma de aluguel do veículo escolhido. Ou seja o banco irá comprar o carro que o cliente quer adquirir, e dar a ele um aluguel. Com essa prática, além das mensalidades, existe um seguro, pois o veículo permanece alienado à instituição que o comprou.

Caso aconteça qualquer tipo de eventualidade com o carro, o seguro poderá cobrir os danos. A permanência mínima neste aluguel é de 24 meses, e o cliente é obrigado a aderir a locação por 2 anos.

Ao terminar de pagar por suas parcelas, o cliente tem 3 opções sobre o que fazer com o carro. Renovar seu aluguel, devolver o carro para a instituição ou comprar o veículo pagando o valor de mercado do mesmo.

As parcelas já pagas por ele no aluguel, são descontadas na compra do carro. Uma das vantagens do Leasing é que as taxas de juros são menores em comparação ao CDC. O cliente não paga IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) e consegue financiar 100% do veículo sem dar entrada. Mas é uma vantagem pagar por um carro durante 2 anos sem ser dono dele?

Consórcio

O consórcio é uma poupança programada, onde o cliente já paga por seu veículo desde a primeira parcela fazendo um autofinanciamento. O sistema de consórcio é constituído por grupos de pessoas que tem o mesmo objetivo: adquirir um bem móvel, imóvel ou serviço.

Neste grupo, os consorciados dispõem mensalmente de uma quantia, que após recolhida pela administradora, faz a entrega dos bens por meio de uma reunião onde o cliente pode ser contemplado (receber o direito de retirar seu bem). A contemplação acontece de duas maneiras: por meio do sorteio ou do lance.

Não são cobrados juros, entrada e nem taxa de adesão do cliente que deseja aderir ao consórcio. A única taxa cobrada no consórcio é a de administração (algumas administradoras incluem na parcela seguro prestamista e fundo de reserva), que serve para que a administradora contratada faça toda a gestão do grupo.

A principal vantagem do consórcio são os prazos dilatados e as parcelas reduzidas. O cliente não fica preso ao carro escolhido no ato da compra pois está adquirindo o valor do mesmo, não o carro em si. Após a contemplação, pode escolher o carro que preferir na concessionária. O consórcio é recomendado para quem não tem pressa, é disciplinado com seu dinheiro, quer investir e construir patrimônio.

Agora que sabe qual é a melhor forma de compra, faça já seu consórcio!

Em nossa página você encontra as principais administradoras de consórcio do Brasil. São diversos planos e preços que se encaixam em seu orçamento. Faça hoje mesmo seu consórcio e realize seu sonho!