nome limpo para fazer consórcio
Preciso ter nome limpo pra fazer consórcio?

A aquisição de imóveis ou veículos, exige uma série de pré-requisitos. Como documentações, renda, patrimônio, além da ausência de registros em instituições de proteção ao crédito. Mas será é preciso ter nome limpo para fazer consórcio?

Preciso ter nome limpo para fazer consórcio?

Quando uma pessoa está com o nome sujo, significa que seu cadastro foi incluído nos registros de instituições que realizam a disponibilização de consultas de Cadastros de Pessoas Físicas (CPF). São pessoas que deixaram de honrar com seus compromissos com alguma instituição financeira. Portanto, se o nome da pessoa não tiver nenhum registro nessas empresas, ele está limpo. Nos consórcios, o dinheiro para a aquisição dos bens para sorteio é proveniente da própria mensalidade paga pelos consorciados. Na adesão normalmente não é verificada a questão do “nome limpo” para que o contrato seja assinado.

Após a contemplação, é necessário continuar pagando as mensalidades. Assim como a administradora precisa ter garantias de que ela irá continuar a receber os pagamentos da forma devida. Para isso, normalmente as administradoras verificam se o CPF daquele consorciado se encontra no cadastro de inadimplentes. Pode acontecer de determinada administradora de consórcios exigir outros tipos de garantias que não seja o nome limpo. Mas no geral a exigência é que o consorciado realmente não tenha problema com os órgãos de proteção ao crédito.

Dessa forma, a resposta direta seria sim. Para fazer consórcio precisa ter nome limpo, a não ser no caso de a administradora abrir mão disso, o que é bastante incomum.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Se você tem interesse em adquirir um carro seminovo ou 0km, acesse o nossa Tabela de Preços Itaú e encontre o melhor carro pra você. Caso você queira comprar um imóvel, construir ou reformar, acesse a nossa Tabela de Preços Rodobens e tenha acesso as melhores ofertas, com parcelas que cabem no seu orçamento.