Precauções ao dirigir na chuva

Precauções ao dirigir na chuva
Precauções ao dirigir na chuva

Em dias chuvosos muitas pessoas costumam dirigir como se o clima estivesse ensolarado, e isso acaba acarretando vários acidentes. É claro que ninguém gosta de dirigir quando está chovendo, ou quando está no trânsito e começa a chover, mas algumas atitudes de direção defensiva devem ser tomadas, junto com dupla atenção e tomar todas as precauções ao dirigir na chuva.

Confira abaixo algumas dicas de como dirigir em dias de chuva, o que fazer para se proteger e evitar acidentes, tornando a direção mais segura para você e os outras pessoas no trânsito.

Seja consorciado, sem juros, entrada ou taxa de adesão!

Aquaplanagem requer Precauções ao dirigir na chuva

Sabe aquela poça d’água bem rasa, que se forma como se fosse um espelho no asfalto? Pois é, à primeira vista parece inofensiva, mas é a principal causa de acidentes, porque deixa o chão bem escorregadio e diminui o atrito dos pneus com o asfalto, causado derrapagens.

Para evitar essa situação, o primeiro passo é diminuir sua velocidade, além de manter sempre os freios em perfeito estado, assim como os pneus.

É bom observar se ao passar por uma poça, o veículo à sua frente espirra água ou não. Se não espirrar, é sinal de aquaplanagem, então você deve ter toda precaução ao passar pelo mesmo percurso.

5 dicas a serem seguidas

Apesar de esse ser o maior perigo em dias de chuva, temos outras dicas para minimizar acidentes e as precauções ao dirigir na chuva:

  1. Nunca limpe os vidros com as mãos, porque isso só vai piorar a visibilidade e deixar o vidro embaçado. O uso de panos próprios para esse fim é o indicado. Use o ar-quente caso o vidro já esteja embaçado quando entra no carro.
  2. Como já citado acima, a velocidade deve ser diminuída e deve-se acionar o farol baixo mesmo se o dia ainda estiver claro, porque assim as pessoas que vêm na outra direção conseguem ver as poças.
  3. Evite lugares que você não conhece, porque aquele alagamento que parece inofensivo à primeira vista, pode fazer com que seu carro fique ilhado.
  4. Mantenha uma distância e velocidade seguras do veículo da frente, porque assim evita-se frenagens bruscas, também responsáveis pela derrapagem em dias de chuva. É recomendado cerca de 10 metros de distância do veículo da frente.
  5. Quando em dúvida, é bom ficar parado no acostamento quando a chuva estiver muito forte. Em caso de neblina as luzes de neblina devem ser acionadas, ou o farol baixo.

Esperamos que com essas dicas os acidentes sejam minimizados! Lembre-se também que as ultrapassagens devem ser evitadas também, pela redução de visibilidade em dias de chuva. Siga essas dicas de direção defensiva e ajude a fazer do trânsito um ambiente mais seguro.

Compre agora mesmo seu carro 0km com segurança

Um carro é sempre uma boa pedida para sair em dias de chuva, porque depender de transporte público em dias de clima ruim é muito cansativo.

Então não perca tempo e aproveite nossos planos de consórcio, visite nossa página e escolha aquele que se encaixa melhor no seu orçamento!