Potencial participação do consórcio nas vendas de veículos do País
Potencial participação do consórcio nas vendas de veículos do País

O setor automotivo é um dos mais impactados pelas contemplações do Sistema de Consórcios. Preferência entre os consorciados, os créditos disponibilizados injetam recursos que impulsionam a aquisição de veículos. Veja como ficou a potencial participação do consórcio nas vendas de veículos leves, motocicletas e caminhões no País e nos Estados.

Potencial participação do consórcio nas vendas de veículos do País

Além de ser o momento mais esperado pelo consorciado, as contemplações beneficiam a economia brasileira. Injetando recursos para a aquisição de bens ou contratação de serviços. Só nos três segmentos da categoria de veículos em geral. Leves, motocicletas e pesados, foram 910 mil contemplados pelo Sistema de Consórcios entre janeiro e outubro de 2018.

O volume de recursos disponibilizados aos consorciados para compra de veículos está em alta. Cresceu 2%, atingindo R$ 27,42 no acumulado do ano outubro. Trimestralmente, a assessoria econômica da ABAC utiliza os dados de contemplações para medir o impacto do consórcio nos segmentos de veículos e imóveis. Para tal, considera os dados de vendas desses setores e o total de consorciados contemplados.

O indicador gerado é chamado de potencial porque cabe ao consorciado escolher o melhor momento para utilizar seus créditos. Ou seja, não significa que a utilização do crédito tenha ocorrido naquele período. Veja abaixo como foi a potencial participação do consórcio nas vendas de veículos no acumulado de janeiro a setembro de 2018. Fonte: ABAC

Principais benefícios do Consórcio

  • Flexibilidade no Planejamento: Com o consórcio, é possível definir a quantia necessária para comprar o bem; o valor da parcela ideal para o orçamento; em quanto tempo será feito o pagamento das mensalidades. Ou seja, o tempo máximo para o recebimento da carta de crédito e da aquisição do bem. 
  • Sem Juros: Você paga apenas a taxa de administração, que é a remuneração da administradora pelos serviços prestados aos consorciados na formação, organização e administração do grupo de consórcios. Entenda porque o consórcio não possui juros. 
  • Mensalidades com Valores Acessíveis: No consórcio, as parcelas mensais costumam ser bem menores do que em outras modalidades de compra. Isso ocorre devido aos prazos de pagamento serem mais longos, proporcionando maior liberdade na hora da compra. 
  • Estimula a Educação Financeira: O brasileiro não tem costume de economizar, por isso fazer um consórcio possibilita que o consumidor faça um planejamento das finanças de acordo com o seu orçamento. 
  • Possibilidade de Antecipar a Contemplação com Lance:  Além do sorteio mensal, é possível acelerar o recebimento da carta de crédito ofertando lances, antecipando as mensalidades e diminuindo o prazo de pagamento ou o valor da parcela, conforme estabelecido em contrato. Acesse para saber como utilizar o Lance Embutido.
  • Valor da Carta de Crédito Atualizado: Para garantir que você tenha o poder de compra do bem desejado, o valor da carta de crédito é sempre atualizado. Com isso, as administradoras realizam cálculos e atualizam o valor da carta de crédito, reajustando o valor das parcelas.

Faça seu Consórcio

Se você ainda não tem um carro, mas deseja realizar esse sonho, acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores preços.