Posso transferir o consórcio para outra pessoa?
Posso transferir o consórcio para outra pessoa?

Você sabia que pode transferir o consórcio para outra pessoa? Teve um imprevisto e não está mais podendo pagar as prestações do consórcio? Foi contemplado e deseja vender sua cota? Ou simplesmente mudou os planos e não deseja continuar no grupo? Além disso, seja qual for a situação, saiba que é possível transferir seu contrato de consórcio para outra pessoa. 

Posso transferir o consórcio para outra pessoa?

Ao transferir o consórcio para outra pessoa, você passará todos os seus direitos e obrigações ao novo titular. Por isso, é importante analisar as possibilidades e estar seguro antes de fazer qualquer negociação.

Primeiramente, você deve conferir no contrato se a transferência de cota está prevista e quais suas condições – como pagamento de taxa. Portanto, ela é permitida para cota contemplada ou não. No caso de não contemplada, a administradora analisará a capacidade financeira do novo titular. Já em caso de contemplação, além da capacidade financeira, a administradora solicitará garantias.

A venda da cota de consórcio pode ser feita diretamente pelo consorciado ou pela administradora. Mediante autorização, caso ela ofereça esse serviço a seus clientes. Se optar por realizar a venda diretamente, tenha cautela ao fornecer informações pessoais ou de identificação para terceiros. Você pode informar dados gerais, como regulamentos do grupo, percentuais já pagos e saldo devedor, mas, por segurança, dados restritos devem ser fornecidos, preferencialmente, na sede ou filial da empresa. Por fim, ao fechar negócio, é recomendável que você firme um contrato à parte com o comprador da cota, registrando o que foi acordado, como valores, forma e data de pagamento.

Para definir o valor da venda, considere não apenas o percentual do preço do bem ou serviço pago até o momento, como também seu valor atual. Caso o crédito tenha sido corrigido nesse período, o valor de mercado da sua cota poderá ser maior do que a quantia que você pagou por ela. Dessa forma, você terá mais flexibilidade na negociação. Fonte: ABAC

Faça seu consórcio!

Acesse nosso Simulador de Consórcio e veja qual carro mais combina com você!