Posso receber o crédito do consórcio em dinheiro?
Posso receber o crédito do consórcio em dinheiro?

O Consórcio é uma compra totalmente flexível, pode se adaptar a diversas necessidades. Um exemplo disso é, caso os planos de quem paga um consórcio mudar. Ou o grupo se encerre, é permitido retirar o valor do crédito em dinheiro. Saiba agora como receber o crédito do consórcio em dinheiro. 

Posso receber o crédito do consórcio em dinheiro?

O Consórcio tem só um objetivo, ajudar a você na compra de bens ou na contratação de serviços. Quando se é contemplado, o consorciado não tem acesso ao dinheiro em si, mas ao crédito que ele contratou para a compra do bem. Esse pagamento é realizado diretamente pela administradora ao fornecedor escolhido pelo consorciado. 

E quando é possível receber o crédito do consórcio em dinheiro?  Desde que cumpridos todos os requisitos estabelecidos pelo Banco Central do Brasil. De acordo com a Circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado suas obrigações financeiras e após 180 dias da contemplação. Isso significa que, após seis meses da contemplação e com a dívida quitada, o consorciado pode escolher se mantém o crédito (que é acrescido de rendimentos financeiros, conforme veremos adiante), se adquire o bem ou serviço ou se recebe o valor contratado em dinheiro.

O consorciado apenas não estará sujeito aos 180 dias se seu grupo for encerrado antes. Ou seja, a partir da data da última Assembleia Geral Ordinária (AGO) – e desde que ele esteja em dia com suas obrigações financeiras. Nesse caso, a empresa tem até 60 dias a partir da data da última assembleia para enviar uma carta aos consorciados informando que o crédito está disponível em espécie.

Faça seu consórcio agora mesmo!

Aproveite as melhores condições de compra do mercado. Portanto, acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com você

Fonte: Abac