Por que o Consórcio não tem juros?

Você também já se fez essa pergunta e não soube responder? O Jornal do Consórcio vai te ajudar.

Porque o Consórcio não tem juros?
Porque o Consórcio não tem juros?

Se você também já se perguntou “por que será que o consórcio não tem juros?”, a matéria de hoje vai esclarecer esse ponto, para que fique claro o porque o consórcio vale a pena e é o melhor investimento nos dias de hoje.

O CONSÓRCIO

Vamos começar explicando primeiro, o que é o consórcio: o consórcio é a união de pessoas em um grupo, que pagam mensalmente parcelas de seu carro, casa, moto, serviço entre outros, para uma administradora que irá converter esses valores entregues em carros, casas, motos para seus consorciados todo mês.

Há duas maneiras de retirar seu carro pelo consórcio: por sorteio (feito por meio da extração da Loteria Federal pela maioria das administradoras) e por lance, que é uma quantia oferecida pelo consorciado verbalmente como uma entrada, que pode possibilitar a retirada antecipada do veículo.

MAS, PORQUE O CONSÓRCIO NÃO TEM JUROS?

O raciocínio é simples, os financiamentos cobram juros pois eles irão emprestar o dinheiro que eles tem para você, ou seja você fez um empréstimo e pegou o dinheiro na hora para pagar o bem que deseja.

Já no consórcio, o dinheiro no qual você retira seu carro é recolhido direto do grupo, todos do grupo pagam suas parcelas e com a soma dessas parcelas é possível entregar 1 ou mais carros nas reuniões mensais. Ou seja, o dinheiro do grupo e da administradora nunca se confundem.

E A TAXA ADMINISTRATIVA? ELA NÃO É JUROS?

Não. A taxa administrativa como o próprio nome diz, serve para que os recursos do grupo sejam administrados pelo banco da montadora que foi escolhida.

Ou seja, é somente uma taxa paga para que a administradora tome conta de tudo o que acontece em seu grupo, como consorciados contemplados, gestão de seu fundo de reserva, pagamento do seguro prestamista, disponibilidade de acesso online para todos os consorciados, central de atendimento ao cliente, entre outras funções.

Além disso, as taxas administrativas são bem menores do que a de um financiamento, giram em torno de 9 a 20% no total do plano, saindo menos de 0,20% ao mês em determinados planos.

FAÇA SEU CONSÓRCIO!

Gostou de saber o porque o consórcio não tem juros? Então, acesse nossa Página de Marcas, conheça as principais administradoras do país e comece a poupar agora e investir no seu sonho!