Você sabe por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? Ou você, assim como eu, nunca tinha percebido essa diferença entre os carros? É engraçado que durante o dia a dia coisas como essa passam despercebidas, mesmo as vendo várias vezes.

Bom, existe um motivo e não é algo à toa. Se formos parar para pensar, tudo que vemos nos carros são pensados e calculados para que interfiram ou não no seu funcionamento. Mas vamos falar sobre os limpadores de vidro traseiro, e entender a ausência deles nos sedãs.

Por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? 

Como dito antes, é tudo pensado pelos engenheiro de automóveis. O uso do limpador no vidro traseiro é definido pelo formato do carro e sua aerodinâmica.

Um sedã, por seu formato, tem um coeficiente aerodinâmico menor (mais eficiente) que um carro hatch ou perua. Isso faz com que carros que tenham o mesmo motor, por exemplo, sejam mais rápidos em suas versões sedã.

Com a traseira truncada dos hatchs e peruas, é gerado uma espécie de sucção ou vácuo quando estão em movimento. E o que acontece com isso? Muita sujeira, pó e outras impurezas são acumuladas no vidro traseiro. Chega um momento em que fica praticamente impossível de se ver algo com tanta sujeira!

Veja como se cria uma área com baixa pressão logo atrás do vidro traseiro
Veja como se cria uma área com baixa pressão logo atrás do vidro traseiro

Isso pode até se tornar perigoso caso a posição do escapamento estiver errada. Existe a possibilidade de haver succção de monóxido de carbono para dentro do carro, caso o vidro traseiro possa ser baixado ou basculado.

No caso dos sedãs, esse fenômeno é muito reduzido. O fluxo de ar continua pelo vidro traseiro, conforme ilustrado abaixo. Assim, o vento ajuda a escoar a água do vidro, fazendo o papel do limpador.

O formato do sedã permite que a água seja escoada com a sujeira e poeira presentes no vidro
O formato do sedã permite que a água seja escoada com a sujeira e poeira presentes no vidro

Outras razões e dificuldades enfrentadas

Já imaginou dar ré com o vidro traseiro todo molhado? A visibilidade é muito reduzida, e essa é uma das principais faltas que os limpadores traseiros fazem em um sedã.

Também existe dificuldade na hora de instalar limpadores em um sedã. Nos hatches e peruas, fica mais fácil porque o vidro é parte integrante do porta-malas. Isso faz com que a instalação seja feita na própria tampa do porta-malas. Já nos sedãs, a tampa é separada. Além de ficar “feio”, impediria também a entrada de algumas bagagens, trazendo mais problemas do que benefícios.

Mesmo assim, ainda existem sedãs com o acessório, principalmente no japão e em outros países que a neve é presente em todos os invernos!

Faça já seu consórcio!

Sem mais dúvidas sobre por que os sedãs não têm limpador de vidro traseiro? E quanto a comprar carros com economia, ainda tem?

Entre em nossa página de marcas e veja as melhores ofertas de consórcio. Todos os planos são isentos de juros, taxa de entrada ou adesão. São grandes prazos e pequenas parcelas que cabem em qualquer orçamento. Aproveite a oportunidade!

Fonte: Quatro Rodas