Infração e perigo do uso do celular ao volante
Infração e perigo do uso do celular ao volante

Muitas vezes nos pegamos desatentos ou dispersos quando utilizamos o celular. Algumas vezes quando estão conversando conosco, pedimos para as pessoas repetirem o que acabaram de dizer, porque mesmo escutando o que estavam falando, não as ouvimos devido às variadas distrações que os atuais aparelhos de celular nos trazem. Isso sem falar no perigo do uso do celular ao volante.

É inegável que os smartphones são grandes facilitadores em nossas vidas, mas o uso deve ser moderado a fim de evitar qualquer situação inesperada. E quando o levamos para o trânsito, a situação fica um pouco mais complicada.

O que traz o perigo do uso do celular ao volante

De acordo com o NHTSA, o departamento de trânsito norte-americano, o uso de celular ao volante aumenta o risco de acidente em 400%, o que de acordo com especialistas traz um risco maior do que dirigir embriagado.

Faça o consórcio de seu carro com total segurança, direto da fábrica!

A desatenção causa muitos acidentes
A desatenção causa muitos acidentes

É quase impossível sentir o celular vibrando no bolso ou escutar o som de uma mensagem que acabou de chegar e não pegar o celular. De acordo com a Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), essa ação demora cerca de 4,5 segundos. Se algum imprevisto acontecer, o tempo se reação do motorita é de 2,5 segundos com o carro a 100 km/h, onde 1,5 segundos são para perceber o obstáculo e 1 é para começar a frear.

Ainda tem aqueles que digitam enquanto dirigem. O perigo é iminente até para os mais rápidos que conseguem teclar dois caracteres por vez, porque demoram cerca de 2 segundos para digitar e olhar para a pista de novo. Nesse meio tempo, conforme indicamos acima, o tempo de reação é mínimo.

Conforme estudo do Hospital Samaritano, só em São Paulo, 80% dos motorista admitem usar celular ao volante, e dentre esses, 8% dizem que não querem mudar o comportamento.

Infração para minimizar acidentes

Com base em tudo isso, leis de trânsito foram criadas para inibir esse costume imprudente. A partir do dia 01/11/2016, a multa que era média se tornou gravíssima, no valor de R$ 293,47, além do motorista receber 7 pontos na carteira.

Seja consciente também em economia e realize seu consórcio!

O consórcio é hoje uma das melhores opções de investimento, trazendo diversas opções de compra com prazos flexíveis, parcelas leves e não cobra entrada para a adesão do plano! Veja agora em nossa página de marcas os planos disponíveis e aproveite esta oportunidade!