Quem nunca passou pela dor de cabeça de esquecer o documento de habilitação em casa?  Hoje a multa é de R$ 88,38, além de ter o carro retido até apresentação da carteira. Para a alegria dos “esquecidos” o DETRAN informou que a partir de fevereiro deste ano a CNH digital poderá ser acessada por meio de um aplicativo. 

Entretanto apenas para os motoristas que possuem o documento de habilitação impressa com QR CODE pode utilizar o serviço. Segundo o DETRAN todas as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem esta tecnologia.

Passo a passo para obter a sua CNH digital

1) O primeiro passo é realizar  o cadastro do condutor no Portal de Serviços do Denatran.

2) Pessoalmente é necessário confirmar os dados junto ao Detran. Para quem tem o certificado digital, o processo pode ser feito todo pela internet.

3) Somente após a confirmação junto com o DETRAN é que você pode solicitar o código de ativação para a CNH digital, que é enviado por e-mail. 

4) Baixe o aplicativo da CNH Digital e faça o login com a senha do portal e digite o seu código de ativação.

5) Por fim, é necessário cadastrar uma senha de quatro dígitos e está pronto para usar a Carteira de Motorista digital.

Dúvidas frequentes sobre a CNH digital

1) A carteira eletrônica será aceita em todo país?

A CNH digital terá validade em todo território nacional a partir de 2018, mas alguns estados já estão disponibilizando esse serviço, o estado de Goiás foi o pioneiro. Atualmente, os motoristas de Alagoas, Rondônia, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal já podem usar a versão eletrônica do documento. Saiba mais informações no site do Denatran. 

2) Preciso ter internet para acessar a CNH digital? 

Não tem problema se o seu pacote de dados acabar na hora da verificação.  A internet só é necessária no primeiro acesso. Depois, a CNH Digital estará disponível offline.

Tem mais dúvidas? Saiba mais acessando o site do SERPRO