Os perigos do pneu careca
Os perigos do pneu careca

Tomar uma multa não é o único risco de se andar em um veículo com um pneu careca. Além de estar se expondo à infração de trânsito, o motorista também está se arriscando a uma derrapagem, aquaplanagem e perda da eficiência dos freios.

Os principais perigos do pneu careca

Os fatores citados acima representam uma diminuição considerável na segurança dos ocupantes, aumentando a chance de acidentes. De acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI), os pneus são componentes que fazem parte do sistema de suspensão do carro.

Assim, entre suas funções, está a do amortecimento de vibrações e, principalmente, a de fornecer atrito com o solo. A perda de atrito é de onde surgem os riscos de um pneu desgastado.

Quando o pneu está careca, quer dizer que os sulcos da banda de rodagem perderam sua profundidade. Quando isso ocorre, o pneu não funciona como deveria. Até antes mesmo de ficarem completamente carecas, se os sulcos estiverem rasos, o veículo já não é capaz de proporcionar a segurança adequada. 6 sinais de que seu pneu precisa ser trocado. 

Um pneu em boas condições, deve oferecer aderência. Assim, ele ajuda na direção do veículo em curvas, e também quando os freios são acionados. Se oferecer menos atrito, o carro pode derrapar nas curvas e durante frenagens.

Já os sulcos são os responsáveis por garantir a dirigibilidade do carro em condições de chuva ou sobre piso molhado. Isso ocorre porque a água é drenada pelos frisos. Se for um pneu careca, ele vai subir na água, perdendo a aderência com o solo totalmente. Com isso, o motorista perde o controle do veículo, em um fenômeno conhecido como aquaplanagem.

Outra característica que deve ser levada em consideração com relação ao pneu careca é sua data de validade. Como, geralmente, é preciso um longo período de uso até que eles cheguem a esse estado, é possível que a validade já possa ter sido ultrapassada.

Faça o seu consórcio agora mesmo!

Acesse o nosso Simulador de Consórcio e escolha o melhor plano para o seu orçamento! Não perca tempo e realize o sonho do carro próprio!

Compartilhar
Artigo anteriorConheça o Toyota Corolla 2020
Próximo ArtigoDicas para viajar neste natal
Estudante de publicidade, analista de SEO, viciada em séries, filmes, música pop e redatora do Jornal do Consórcio.