Opala completa 50 anos em novembro
Opala completa 50 anos em novembro

Há 50 anos, em novembro de 1968, a Chevrolet começou a mudar sua imagem no Brasil. A montadora que até então só vendia caminhões e utilitários, lançou seu primeiro automóvel de passeio, o Opala.

Opala completa 50 anos em novembro

A joia da marca foi apresentada em uma reportagem no Estadão no dia 20 de novembro. Sob o título “Opala sai; valeu a pena esperar?”, o texto trazia detalhes do desenvolvimento do carro. A chamada, em forma de interrogação, era uma alusão ao mote da campanha publicitária preparada para o carro, que afirmava: “Valeu a pena esperar”.

A estreia ao público ocorreu no 6º Salão do Automóvel de São Paulo, na época sediado no Parque do Ibirapuera. Vinha com carroceria de quatro portas em duas versões de acabamento (Standard e De Luxo) e duas de motor. O Opala era oferecido com propulsor 2500 de quatro cilindros (80 cv) ou o 3800 de seis cilindros (125 cv). O câmbio era manual de três marchas, com alavanca na coluna de direção.

De acordo com a reportagem, foram dois anos e meio de desenvolvimento até que o carro ficasse pronto. Trazia novidades para a época, como tuchos hidráulicos nas válvulas, e era silencioso, “mesmo tendo um motor potente”.

O Opala foi desenvolvido a partir do Opel Olímpico mexicano, espécie de irmão do Opel Rekord alemão. O texto afirmava que o sedã não era um carro arrojado. No entanto, os técnicos da General Motors ouvidos pela reportagem garantiam que o modelo havia sido projetado e construído para atender as condições de pavimentação, clima e topografia existentes no Brasil.

Entre as qualidades apontadas, estavam a carroceria monobloco e a distribuição “racional” do peso. Internamente, o texto chamava atenção para “um perfeito sistema de ventilação e bancos macios, recobertos de vinil e estofamento de espuma”. Com bancos inteiriços, havia farta acomodação para seis pessoas. Fonte: Estadão

Faça seu consórcio!

Quer comprar o seu carro sem pagar juros? Acesse o nosso Simulador de Consórcio e fique por dentro dos melhores planos de compra, totalmente SEM JUROS, SEM ENTRADA, SEM TAXA DE ADESÃO e com prazos ideais para o seu orçamento!