O Sistema de Consórcios é uma modalidade de acesso ao crédito para compra de bens regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (BCB). Só podem administrar grupos empresas autorizadas por esse órgão. 

O que faz uma administradora de consórcio?

Conforme determina a Lei nº 11.795, a Lei dos Consórcios, a administradora de consórcio deve constar no contrato de adesão como gestora dos negócios do grupo e responsável por seus interesses e direitos. Ou seja, é ela quem administra a poupança formada pelo grupo, assegura o cumprimento das normas e cuida para que todos os participantes cumpram suas obrigações financeiras.

O trabalho da administradora começa antes mesmo da formação do grupo. Inicia com a definição de características e análise da viabilidade econômica e financeira. Eles consideram prazo, número de cotistas, valores dos créditos, critérios para atualização, número e frequência de contemplações por sorteio e lance. Além de outros fatores que intervêm na evolução do grupo. A administradora também determina as normas de funcionamento, regras para sorteio e oferta de lances, condições para utilização do crédito, que são estabelecidas no contrato elaborado por ela e disponibilizado a todos os consorciados.

Além das obrigações para com os integrantes dos grupos, a administradora de consórcio está subordinada à fiscalização e regulamentação pelo Banco Central. Ela deve cumprir todas as exigências da legislação e normativos, como realização de auditorias independentes, envio de balancetes e balanços do grupo e da administradora, e publicação semestral das demonstrações financeiras.

Para a prestação de todos esses serviços, a administradora de consórcio tem direito à cobrança de uma taxa de administração, como remuneração pela formação, organização e administração do grupo de consórcio. Fonte: ABAC

Faça seu consórcio!

Você sabia que o consórcio é uma modalidade de compra planejada totalmente segura? Através dele é possível comprar o carro dos seus sonhos e economizar até 60%. Acesse a nosso Simulador de Consórcio e escolha o plano que mais combina com o seu orçamento.